Santa Clara do Sul passa a ter estação meteorológica com dados em tempo real

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Santa Clara do Sul passa a ter estação meteorológica com dados em tempo real

Equipamento, em operação há cerca de duas semanas, integra o projeto Living Agro+Vales, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do agronegócio na Região dos Vales por meio de estratégias inteligentes e baseadas em tecnologia

Santa Clara do Sul passa a ter estação meteorológica com dados em tempo real
Foto: Rafael Simonis
Santa Clara do Sul

Santa Clara do Sul acaba de dar mais um passo importante rumo à inovação tecnológica e desenvolvimento regional com a instalação de uma estação meteorológica próximo ao Parque de Eventos Broenstrup. O equipamento, em operação há cerca de duas semanas, integra o projeto Living Agro+Vales, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do agronegócio na Região dos Vales por meio de estratégias inteligentes e baseadas em tecnologia.

Nos próximos dias será disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Santa Clara do Sul um link para que a comunidade possa acessar em tempo real os dados climáticos registrados. Entre os parâmetros monitorados pela estação estão temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, pluviometria, radiação solar, velocidade e direção do vento, além de temperatura e molhamento foliar.

A estação é a quinta a entrar em funcionamento no âmbito do projeto Living Agro+Vales, que já conta com equipamentos instalados em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires e Vale Verde. Outras oito estações meteorológicas serão implantadas em breve nos municípios de Gramado Xavier, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires (CTA), Rio Pardo, Marques de Souza e Anta Gorda.

Impacto e benefícios para a região

Com a implantação destas estações, o Living Agro+Vales busca oferecer dados precisos para o desenvolvimento de modelos de predição meteorológica e sistemas de alerta, beneficiando não apenas os produtores rurais, mas também toda a população. Os dados coletados podem ser fundamentais para o planejamento de atividades agrícolas, prevenção de eventos climáticos extremos e desenvolvimento de soluções tecnológicas que impactam positivamente a economia local.

Atualmente, as cidades participantes do projeto somam uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. No entanto, o impacto das estações meteorológicas é regional, beneficiando diversos setores econômicos e sociais da Região dos Vales.

Inovação e desenvolvimento sustentável

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a estação instalada em Santa Clara do Sul contribui diretamente para o monitoramento climático em tempo real, permitindo a identificação antecipada de mudanças climáticas significativas.

“Isso é fundamental para a prevenção de desastres naturais, como tempestades ou secas, e para o planejamento de atividades econômicas, especialmente no setor agrícola, que depende de informações precisas para otimizar a produção e mitigar riscos”, destaca o prefeito, consolidando o município como protagonista em ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais