O Hospital Bruno Born dará início, no próximo mês, às obras da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. O espaço, que contará com 12 leitos, tem entrega prevista para janeiro de 2026. “Teremos toda a estrutura de cardiologia integrada, incluindo ambulatórios, salas cirúrgicas e, em seguida, a unidade de internação”, explica o diretor executivo da instituição, Cristiano Dickel.
Antes disso, na primeira quinzena de janeiro de 2025, o hospital planeja inaugurar o novo Centro de Cardiologia. Com 3 mil m² e 21 leitos, o espaço recebeu um investimento de R$ 4,6 milhões, por meio do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado.
De acordo com o médico cardiologista André Santana, o hospital já se consolidou como referência no atendimento cardiológico para a região, o que pode ser comprovado pelos dados. “Desde 2017, o número de infartos e atendimentos relacionados ao coração dobrou”, afirma o especialista, que atribui esse crescimento a multiplos fatores.
A criação de uma área especializada trará benefícios significativos, como maior eficiência nos cuidados aos pacientes e mais autonomia para o hospital, que passará a contar com um número ampliado de máquinas eletrodinâmicas para exames e procedimentos.