Foram mais de dez anos de negociação, e nesta quarta-feira, às 15h, finalmente essa parceria terá seu desfecho positivo: o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, recebe a doação da área que abrigou, por décadas, a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada nas esquinas da Avenida Benjamin Constant com a Rua Saldanha Marinho, no Centro da cidade.
A última negociação – a que levou a termo a concretização da permuta – teve início em 2021. O antigo prédio do INSS agora passa definitivamente ao patrimônio do hospital, que o utilizará, nesse momento, no formato em que está: o bloco A para consultas especializadas e o bloco B para alocação de unidades de apoio como recebimento mercadorias, farmácia e almoxarifado.
O terreno foi adquirido pelo Município, que já havia disponibilizado um outro espaço para a autarquia. Por sua vez, o HBB recebeu a incumbência de construir a nova sede do INSS no terreno cedido pela Administração a poucas quadras dali, na Rua Júlio May. Além disso, o hospital também se compromete em prestar serviços de acordo com os mutirões de saúde de Lajeado – cirurgias da especialidade de cirurgia geral, pediátrica, ginecológica/obstétrica, e exames de tomografia e ressonância.
Diretor Executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel comemora a conclusão desse processo. “Foram anos de muitas conversas e negociações para que chegássemos a este resultado que ficou bom para todos. Muitas pessoas e órgãos merecem nosso agradecimento, em especial a administração municipal de Lajeado”, diz ele. Esta é mais uma etapa da ampliação e da qualificação dos nossos serviços, que qualificam ainda mais o HBB como referência em saúde no interior do Estado.”
Quem também comemora a solução é o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. “Foi um processo longo e complexo, e que agora se encerra. A doação deste imóvel pelo município ao HBB é o ato final de uma grande parceria que envolveu diversos entes, teve aprovação da Câmara de Vereadores e resultou em benefícios para todos. Ganhou o INSS, que tem uma sede nova e moderna. Ganhou o HBB, que terá espaço para ampliar seus serviços.