Estudo será apresentado até o fim da tarde. Líderes regionais tiveram acesso ao material. Modelagem agrada grupo de representantes do setor produtivo, pois estabelece free flow desde o primeiro ano de contrato
O governo do RS, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, finalizou o plano de concessão do Bloco 2, que inclui rodovias do Vale do Taquari. Serão mais de 400 quilômetros contemplados, com previsão de 25 pórticos de cobrança automática (free flow), sendo 15 deles nas estradas da região.
A previsão é que os detalhes sejam apresentados ainda hoje, até o fim da tarde. Este será o primeiro modelo de concessão do Brasil a adotar o sistema de free flow desde o início da operação.
Com previsão de R$ 6 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, o plano promete obras estratégicas, incluindo duplicações e melhorias nos acessos urbanos. Entre as prioridades locais está a duplicação da ERS-453, entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, e da ERS-130, de Lajeado a Encantado.
A coluna antecipou algumas diretrizes direto com o grupo de trabalho formado pela Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT) que teve acesso antecipado às informações. A proposta foi bem recebida pelos líderes regionais. A dúvida permanece sobre o preço da tarifa.
Contexto e próximos passos
A concessão do Bloco 2 passou por alterações após a tragédia climática de maio, com inclusão de obras de resiliência para mitigar os efeitos de eventos extremos. O cronograma prevê audiências públicas e coleta de sugestões até o início de 2025. O leilão está programado para o segundo semestre de 2025, com assinatura do contrato no fim do mesmo ano ou início de 2026.
Aporte financeiro
O projeto também é acompanhado de investimentos do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), que destinou R$ 1,3 bilhão para melhorias nas rodovias antes da concessão. Outros R$ 970 milhões serão aplicados em estradas danificadas pelas cheias, incluindo trechos da ERS-129 e ERS-332.