Escalada profissional no setor de supermercados consolida CEO do Imec

O MEU NEGÓCIO

Escalada profissional no setor de supermercados consolida CEO do Imec

Fabiano Pivotto revela estratégias da rede e conquistas de sua trajetória no setor. Natural de Santa Maria, atuou em grandes atacarejos pelo país. Tem como prioridade os processos

Escalada profissional no setor de supermercados consolida CEO do Imec
Fabiano Pivotto participou do programa “O Meu Negócio” dessa segunda-feira, 16 (Foto: Deivid Tirp)

O Grupo Imec se consolidou como uma das maiores redes de supermercado do Rio Grande do Sul, em uma trajetória de mais de seis décadas. Hoje, está presente em seis regiões do estado, com 28 unidades que atendem comunidades nos Vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Paranhana, Serra Gaúcha, região Metropolitana e Carbonífera. Segundo o CEO do grupo, Fabiano Pivotto, estes marcos são reflexo da dedicação e da capacidade para acompanhar as transformações do setor varejista.

Ao longo de sua história, o Imec se destacou por equilibrar tradição e inovação, expandindo sua atuação sem perder a essência local. A rede é uma referência no varejo gaúcho, destacando-se pela qualidade dos serviços e pela experiência de compra que oferece aos seus clientes. Hoje, além dos 17 supermercados, o grupo possui 11 unidades Desco Super&Atacado, uma indústria de panificação, um engenho de arroz e um centro de distribuição.

Com uma visão estratégica clara, o Grupo Imec aposta na conexão com o cliente como diferencial competitivo. “Temos que ter convicção do que queremos. Por isso, separamos muito bem o público-alvo e as estratégias para conseguir, da melhor forma, levar qualidade até ele. É assim que estamos montando nossa caminhada”, revela Pivotto.

Investimento

Vindo ao encontro a uma tendência global, o Imec apostou nos atacarejos, que combinam uma variedade maior de produtos e preços mais acessíveis, o que se torna uma alternativa prática para quem busca economia sem abrir mão da qualidade da rede.

Para isso, Pivotto explica que as lojas possuem estratégias diferentes. No supermercado, a disposição dos produtos e o ambiente remetem a momentos especiais. Já no atacado, o layout prioriza a agilidade, permitindo que o cliente encontre o que precisa rapidamente, sem percorrer grandes distâncias.

“Estamos em uma época em que as pessoas se presenteiam com pequenas coisas para se permitir pequenos prazeres no dia a dia. O supermercado é um dos locais onde elas buscam isso, a exemplo, dos chocolates”, conta.

Para Pivotto, é fundamental que cada formato atenda às expectativas específicas de seu público. Quando um cliente entra em um supermercado Imec, ele precisa sentir que está em um ambiente acolhedor e único. Além de atender as necessidades físicas e sensoriais do consumidor. “Essa diferenciação entre os modelos é um dos pilares do sucesso do grupo”.

O Grupo Imec tem reforçado seu portfólio com marcas exclusivas e produtos que agregam valor à experiência dos clientes. Além da já consolidada Italianinho Alimentos, voltada à panificação, também lançou as marcas Confitá – que oferece itens de bazar, limpeza e cosméticos – e Líder do Sul, focada em produtos alimentícios. Entre os destaques desta última marca, a linha de cortes bovinos Reserva Black, feita a partir de gado britânico, tem conquistado a preferência dos consumidores.

Ao mesmo tempo, a empresa também aposta em novas tecnologias para se aproximar do público final. Seja por meio do atendimento presencial ou digital, o objetivo é oferecer uma experiência personalizada. “Precisamos nos conectar com o cliente da forma que ele deseja, e não como queremos”, destaca.

Boa Empresa, boa Companhia
Arthur M. Blank

“Boa Empresa, Boa companhia” revela como Arthur M. Blank levou os valores e a cultura da “Home Depot” para outros ambientes. A narrativa mostra como ele fez isso em torno de uma equipe da NFL com dificuldades, reiniciando uma cadeia varejista quase falida, construindo um novo estádio, revitalizando um bairro em ruínas, lançando um clube de futebol a partir de uma start-up e mais. A Home Depot é a principal varejista de reforma de casas do mundo.

“Para qualquer negócio, você precisa ter algum tipo de processo”

Wink – Pivotto, qual a origem desta família?
Fabiano – A família Pivotto é da quarta colônia do Rio Grande do Sul, Santa Maria praticamente. Passei grande parte da minha vida naquela região, mas há quase 20 anos deixei Santa Maria e fui caminhando Brasil acima. Passei por Santa Catarina, Nordeste e, nos últimos sete anos, passei em São Paulo. Até o final de 2022, quando pude retornar ao RS.

Wink – Como é forte no povo gaúcho o cultivo das origens. A terra nos puxa de volta.
Fabiano – É verdade, e quando você sai é que descobre o valor da nossa terra. Eu não sou uma boa amostra de gaúcho, pois fui tomar chimarrão após os 20 anos, quando sai do estado e comecei a sentir essa necessidade para me conectar ao estado. Hoje, quando alguém que não é do estado me pede sobre chimarrão, eu falo que é muito mais do que tomar alguma coisa quente com gosto. É uma conexão espiritual com a terra. E eu desenvolvi saindo daqui e dando valor.

Wink – Quais são os teus valores e aprendizados que remontam a Santa Maria?
Fabiano – Eu sou de uma família com muito humor, que é humildade com amor. Sou de uma família muito humilde, meu pai é da roça e um dia resolveu se aventurar em Santa Maria, aquilo trouxe desafios enormes. Ele fez um mini mercado, daí a minha origem e primeiro contato com a mercadoria e os clientes. Minha mãe na época trabalhou muito.

Wink – Vi que tu já teve experiência na área de tecnologia e na temática gerencial. Como isso foi importante para liderar uma rede como o Imec?
Fabiano – Fiz minha primeira formação em administração e por conta de uma época intensa de trabalho, acabei não concluindo. Então, quando fui fazer a minha segunda formação, essa de fato até o final, procurei a de metodologia de processos. Escolhi ela porque é muito aplicada e traz uma vivência real para quem administra de fato. É uma formação em tecnologia e métodos aplicados à administração gerencial. Ajuda muito, pois quando se tem os métodos fica mais fácil alinhar os processos.

Wink – Hoje é praticamente impossível trabalhar sem processos, correto?
Fabiano – Não tem mais como. Hoje, para qualquer negócio, de qualquer tamanho, você precisa ter algum tipo de processo estabelecido. Acontece que o varejo cresceu, tomou forma e as redes se estabeleceram e isso tudo também ganhou essa necessidade. Hoje, se não tivermos uma qualidade de processos, formatação e metodologia de trabalho não tem como gerir uma empresa, de qualquer tamanho que seja.

 

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