O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade do Vale do Taquari – Univates realizou um encontro com os 22 estudantes da Instituição que farão intercâmbio no primeiro semestre de 2025. Prestes a viajarem para países da América do Sul (Colômbia), América do Norte (Canadá) e Europa (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suécia e Portugal), os acadêmicos aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre o processo de mobilidade e compartilhar expectativas sobre a experiência que marcará suas vidas para sempre.
O encontro iniciou com falas de uma profissional da Rede de Cuidados da Univates, que abordou questões relacionadas à saúde mental durante o período de mobilidade acadêmica. Ela também realizou uma dinâmica com os estudantes para que eles pudessem se conhecer e compartilhar expectativas. Em seguida, a equipe do ERI prestou orientações, esclareceu dúvidas e realizou a leitura do termo de compromisso do intercâmbio.
Analista de Relações Internacionais do ERI, Marina Radavelli explica que o objetivo do encontro foi preparar os estudantes para a experiência de intercâmbio, oferecendo o suporte necessário para que eles se sintam seguros e confiantes em suas jornadas. “Esse é um momento muito importante que antecede o intercâmbio acadêmico. Os alunos têm a oportunidade de conhecer colegas que estarão vivendo experiências semelhantes, em outros lugares do mundo, e de compartilhar expectativas. Além disso, são repassadas informações relevantes para garantir o bem-estar dos estudantes enquanto estiverem no exterior e para a organização desse período tão especial nas suas vidas”.
Friozinho na barriga: saiba mais sobre as expectativas de três estudantes da Univates para o intercâmbio
“É muito bom ver meu sonho ganhando forma. Depois de tantos desafios, o momento está chegando. A cada novo encontro, com a equipe do ERI, nova reunião e novo documento, o sonho fica mais próximo, mais real. Muitas vezes nem dá para acreditar que estou me preparando para viver um intercâmbio.
As expectativas estão altas, em razão de ser um sonho antigo. Quero conhecer pessoas, culturas, danças, tradições, lugares e, com certeza, viver a universidade. Além disso, também desejo ter experiências na minha área de atuação e me desenvolver pessoalmente.
Os preparativos estão todos alinhados. Tudo está sendo finalizado para o embarque. A saudade, os abraços e o carinho vão junto com as fotografias que estão na mala. Estou muito animada para experienciar esse grande momento da vida”. Iandra Vanessa Sell é estudante de Letras e estudará na Universidad Pedagógica Nacional (UPN), na Colômbia.
“O intercâmbio é um sonho que venho alimentando há uns bons anos. Quando me formei no Ensino Médio, minha irmã estava em Leiria, em Portugal, e relatava experiências incríveis que despertaram meu interesse em realizar um intercâmbio. Mesmo assim, quase abri mão da experiência em nome da independência. Tinha planos de alugar uma casa e comprar um carro ainda em 2024, mas, no último dia de inscrições para o programa de mobilidade acadêmica, uma ‘luzinha’ se acendeu e me dei conta de que talvez não teria outras oportunidades para realizar meu sonho. Foi uma correria para preencher todos os formulários, escrever a carta de motivação e elaborar o plano de estudos… Por sorte (ou destino), deu tudo certo e acabei conseguindo uma bolsa para estudar no Instituto Politécnico de Leiria em 2025.
As expectativas para o intercâmbio estão enormes e tenho certeza de que serão seis meses incríveis. Estudar o que gosto em outro país, aprendendo outras formas de trabalhar com o corpo e o movimento, me proporcionará conhecimentos que certamente contribuirão muito para minha formação e atuação aqui no Brasil. Também pretendo viajar para outros países para conhecer culturas e pessoas novas, experimentar comidas diferentes… Estou aguardando meu visto chegar. Depois disso, é só arrumar as malas e voar em direção à melhor experiência da minha vida”. Isabel Pavan é estudante de Educação Física e estudará no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em Portugal.
“Com o auxílio do pessoal do ERI, venho, desde agosto, organizando e modelando meu sonho de fazer intercâmbio. Os preparativos têm sido intensos, pois o processo é burocrático e longo. Todos os documentos assinados, os e-mails enviados, as dúvidas, as pesquisas, os receios, a escolha das disciplinas, o visto, a espera por respostas… Sei que, quando eu finalmente chegar lá, todo esse esforço terá valido a pena.
O mês antes do embarque será cheio de emoções: a empolgação de experienciar um sonho junto com a saudade antecipada da família e dos amigos, o medo de morar sozinho do outro lado do mundo, o desejo de aperfeiçoar meu inglês e fazer novos amigos e a vontade de mergulhar em uma cultura completamente nova. Estou ansioso para aproveitar cada momento dessa jornada e construir memórias que levarei para a vida”. Lucca Coutinho Heineck é estudante de Engenharia de Software e estudará na Halmstad University, na Suécia.