Divisão interna enfraquece  o Vale do Taquari

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Divisão interna enfraquece o Vale do Taquari

O Vale do Taquari não pode continuar dividido. Já enfrentamos, no passado, a separação da Amvat e da Amat, um reflexo das diferenças entre a região alta e a região baixa. Agora, a disputa pela presidência do Consisa (Consórcio de Serviços do Vale do Taquari) volta a evidenciar essa falta de unidade, que só enfraquece a região como um todo. De um lado o prefeito reeleito de Imigrante Germano Stevens e de outro o reeleito de Encantado Jonas Calvi.

A questão não são os dois prefeitos (e o desejo de cada um em presidir o consórcio) e sim a forma como se costura a disputa. Essas divisões internas dificultam a consolidação do Vale como uma força representativa no cenário estadual e nacional. Ao invés de concentrarmos esforços em objetivos comuns, estamos fragmentando o potencial que temos como região. É hora de abandonar rivalidades e interesses locais, colocando o desenvolvimento coletivo em primeiro lugar.

Precisamos trabalhar como uma região única, valorizando a cooperação entre os municípios. Se não aprendermos a nos unir, o maior prejudicado será o próprio Vale do Taquari. Precisamos refletir sobre o que queremos para o futuro: uma região forte, reconhecida pela sua organização e integração, ou um território fragmentado, onde cada parte luta por si mesma? A escolha é nossa.

No último sábado, a comunidade realizou uma manifestação na ponte da ERS-130, apesar da chuva intensa que prejudicou um pouco a mobilização. O número de participantes foi expressivo e a representatividade mostrou a força da população. É fundamental que esse tipo de pressão continue, pois precisamos garantir que o governo do Estado entregue a obra até o final de março.

O primeiro prazo já não foi cumprido, e não podemos aceitar novos atrasos. Toda iniciativa para pressionar os governantes é válida, como o ato simbólico do empresário Oreno Ardêmio Heineck, que usou um nariz de palhaço para expressar a insatisfação com os prejuízos causados pela demora na conclusão da ponte.

Vale a pena

Vale muito a pena assistir à série sobre Ayrton Senna na Netflix. Mesmo para os mais jovens, que conhecem sua história apenas por relatos, a produção emociona e revela detalhes inspiradores da trajetória do maior piloto brasileiro.

Pouco consumo

O Vale do Taquari consome apenas 1% de proteína animal proveniente do peixe, um número baixo diante dos inúmeros benefícios que o alimento oferece à saúde. A região, com grande potencial produtivo, tem espaço para ampliar a oferta e incentivar hábitos alimentares mais equilibrados.

Nomes

O prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, Dingola, deve anunciar novos nomes de seu secretariado. Rosilene Maria Marmitt assumirá a Secretaria de Educação, enquanto Lelo (Celso Kapplan) será o responsável pela Secretaria de Saúde.

Pagar dívidas

Uma pesquisa da Serasa revela que 59% dos brasileiros pretendem usar o 13º salário para quitar dívidas ou pagar contas básicas. No Rio Grande do Sul, onde o endividamento das famílias e o custo de vida são altos, esse percentual será ainda maior. A destinação do benefício reflete o peso das dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias gaúchas, que priorizam a organização financeira em vez do consumo.

Acompanhe
nossas
redes sociais