Uma das principais líderes da causa animal em Lajeado, Ana da Apama (PP) criticou o governo pela falta de investimentos no canil municipal e em campanhas de conscientização contra os maus-tratos e abandono. A manifestação aconteceu na sessão da câmara, nessa terça-feira, 17.
O tom não é novidade na fala da vereadora, que integra a bancada governista, além de ser cotada para assumir a presidência da casa em 2025. A declaração que chamou atenção desta vez foi a suspeita levantada pela vereadora sobre o envolvimento do governo no desaparecimento de cães das ruas de Lajeado.
“Os animais não importam para o município. Desconfia-se até que alguém passa por aí, recolhe animais e some com eles. Eu já tenho quase uma suspeita que isso esteja acontecendo mesmo a mando do Executivo. É mais fácil matar os animais?”, esbravejou.
Ana prometeu ainda insistir nas cobranças para o governo em relação a causa animal, em especial, a secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), que tem a atribuição sobre o tema. “Estou cansada e de saco cheio”, complementou.
Ao longo de 2024, as manifestações da responsável pela organização Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama) são de cobranças ao município para desenvolver políticas de incentivo a adoção responsável, fiscalização para casos de abandono e abrigo adequado aos animais.
Secretaria cobrará explicações
Por meio de nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o governo de Lajeado rechaça a suspeita da vereadora e garante abertura de expediente para apurar a denúncia, inclusive com solicitação de informações para Ana da Apama.
“A Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade recebeu a informação com surpresa e não tem conhecimento de nenhum fato ou informação neste sentido. Assim, abrirá expediente para solicitar informações à vereadora para que a denúncia possa ser verificada”, diz a nota.