Não satisfeito em conquistar o estado, o jovem skatista João Augusto Rodrigues Segatto, de apenas 13 anos, conquistou o Brasil. No domingo ele se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Skate Street na categoria Iniciante, em Natal, no Rio Grande do Norte.
João não é novato em campeonatos nacionais, onde participa desde 2021. Este ano, no entanto, subiu de categoria e era um dos mais novos na Iniciantes, com atletas de até 16 anos. Nada impediu o sucesso. Com baterias praticamente perfeitas, desbancou outros talentos para ficar no lugar mais alto do pódio.
Na primeira fase, a classificatória, precisava ficar entre os primeiros 16 de 30 competidores. Conseguiu se adaptar rápido ao estilo da pista e logo estava familiarizado com a altura dos obstáculos e manobras que precisava colocar na sua apresentação. Classificou em sétimo.
Depois veio a semifinal, onde só passariam 8 dos 16 skatistas. Nesta fase, João já teve uma melhora no desempenho e classificou em segundo. Segundo o pai, Anderson, chegar à final já representava o objetivo batido. “Era a nossa grande meta, estar entre os melhores, feito que ainda não tinha conseguido nos anos anteriores. Mas daí veio a melhor notícia”, diz o pai.
Final perfeita
O nível da final estava muito alto com atletas de todo o país buscando o título. Segundo Anderson, João sabia que não seria fácil ficar entre os três primeiros colocados e por isso nem se cobrou tanto nos instantes prévios à prova. A boa adaptação à pista, no entanto, deixava esperanças.
Na final era tudo ou nada, e foi tudo. Eram 3 voltas de 45 segundos e na segunda oportunidade ele fez uma volta perfeita. Acertou tudo e executou manobras de um grande grau de dificuldade, o que fizeram a sua nota ser elevada. “Foi um suspense que o coração quase saia do peito, João estava muito nervoso, mas deu tudo certo. Ficamos muito felizes em levar este título para o Vale do Taquari, para o Rio Grande do Sul. Ser o melhor do país em uma categoria que foi o primeiro ano competindo é algu surreal”, destaca o pai.
Realização de um sonho
Segundo o pai, João sempre foi muito focado nos objetivos. Se dedicou e tornou 2024 um ano maravilhoso, de muito aprendizado e evolução “Muitas histórias, uma maturidade que achava que iria demorar um pouco mais para acontecer. Foi tudo muito rápido, mas as coisas acontecem nos momentos certos. Sempre foi assim na nossa vida, somos muito gratos a todos que apoiaram e torceram por nós nessa viagem.”
Fala campeão
Agora campeão brasileiro, João Segatto ainda tem dificuldade em mensurar o tamanho de sua façanha, mas agradece o apoio de quem torceu por ele e vê que o horizonte ainda é infinito no seu desenvolvimento junto ao skate. “Estou muito feliz por poder ter representado o Rio Grande do Sul. Foi uma experiência muito legal, muito divertido, conheci várias pessoas. Realmente foi o primeiro ano de iniciante. O objetivo era só chegar na final, mas acabou vindo o troféu. E a gente não esperava que vinha tão rápido. Mas eu fico muito feliz, foi muito legal, experiência muito boa”, diz o menino.
Agora, a família Segatto vive a expectativa das consequências do título nacional. Com ele, podem surgir oportunidades para a Seleção Brasileira Júnior, assim como João pode ser contemplado com a Bolsa Atleta do Governo Estadual.