Na tarde de terça-feira, 17, foram diplomados pela Justiça da 93ª Zona Eleitoral os eleitos e reeleitos no pleito de outubro nos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Os 39 políticos que comandarão os Executivos e os Legislativos dos três municípios foram diplomados em cerimônia conduzida pela juíza Cristina Margarete Junqueira, na presença do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto e do chefe do cartório Eduardo Mosman. O evento foi realizado no plenário Vicente Schuck lotado e durou pouco mais de uma hora.
A juíza eleitoral Cristina Margarete reforçou que a diplomação é o ápice da democracia. Lamentou a polarização viva atualmente na política nacional. Destacou ainda que o verdadeiro vencedor na democracia reconhece perdas em pleitos, mas também disse que o fortalecimento da democracia brasileira depende de um Poder Judiciário forte e independente.
Em Venâncio Aires foram diplomados o prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Isaura Landin (MDB), além dos 15 vereadores: Tiago Quintana (PDT), Dudu Luft (PDT), Sandra Silberschlag (PP), Ezequiel Stahl (PL), Jeferson Schwingel (PP), Diego Wolschick (PP), Everton Dias (PDT), Abalberto Sausen (Podemos), Gilberto dos Santos (MDB), Alessandra Ludwig (PDT), Luciana Scheibler (PDT), Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), Eligio Muchila (PSB), Nelsoir Battisti (PSD) e Nilson Lehmen (MDB).
Em Mato Leitão foram diplomados para o Executivo o prefeito eleito Arly Stöhr (PDT), mais conhecido por Flecha, e o vice Luciano Vargas (MDB). Na Câmara de Vereadores as nove cadeiras serão ocupadas pelos parlamentares Emerson Kich, mais conhecido por Kiko (PSDB), Clair Konrath Sell (PP), Vivi Bittencourt (PSDB), Rony Stöhr (PSDB), Diego Konrad (PP), Zeca Rodrigues (PDT), Elton Uhlmann (MDB), Elstor Heinen, mais conhecido por Tóya (PP), e Selson Kirch (PDT).
Já em Boqueirão do Leão foram diplomados o prefeito eleito Paulo Joel Ferreira (MDB) e vice Silvio Conte (PT). Enquanto que os nove vereadores diplomados são Robinho (MDB), Jonas da Silva (PDT), Elisandra (MDB), Bidi Carlesso (PDT), Giboio (PL), Dalvina Reginatto (MDB), Juninho Ferreira (MDB), Jonas Deboer (PL) e Erica Fontana (PL).