O Legislativo de Venâncio Aires aprovou, na noite de ontem, 16, um financiamento de R$ 40 milhões destinado a seis obras de infraestrutura que contemplam áreas urbanas e rurais do município. A aprovação ocorreu após uma discussão de aproximadamente uma hora entre vereadores da oposição e da situação, sendo o projeto aceito por unanimidade.
Entre as obras previstas estão: pavimentações na cidade e no interior, além da construção da sede própria do Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES). Nas pavimentações, destacam-se os recapeamentos da ERS-816, entre Grão-Pará e Linha Travessa, e da rua Gustavo Bulow, no bairro Coronel Brito. Também estão previstos o asfaltamento da Avenida Leonel Brizola junto ao Parcão do bairro Aviação, da estrada de acesso ao distrito de Vila Arlindo, da rua Enith Lenz e do Distrito Industrial.
Além disso, o Executivo reapresentou o projeto para a criação do Centro de Arrecadação e Distribuição Municipal (Ceadim), agora vinculado ao Gabinete da Primeira-Dama. O espaço será localizado em área central e terá como finalidade receber, de forma permanente, doações de alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal, saúde, limpeza, material escolar, material de construção e móveis.
Outro projeto aprovado foi a prorrogação do programa de regularização de edificações executadas em desacordo com o Plano Diretor e o Código de Obras. Inicialmente previsto para durar um ano, o prazo foi ampliado para dois anos devido à situação de calamidade enfrentada pelo município desde maio.
Os vereadores também aprovaram a prorrogação do contrato de uma médica comunitária por mais quatro anos. A profissional substitui o prefeito reeleito, Jarbas da Rosa, que é médico concursado do município.
Por fim, duas moções de reconhecimento foram aprovadas: uma pelos 15 anos de fundação da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e outra pelos 50 anos de profissão do médico Moacir Emílio Ferreira. Durante a sessão, os vereadores ainda analisaram emendas impositivas para o orçamento do próximo ano.
Hoje, terça-feira, 17, haverá uma nova sessão ordinária no plenário Vicente Schuck.