HBB aguarda resposta sobre heliponto nesta semana

VALE DO TAQUARI

HBB aguarda resposta sobre heliponto nesta semana

Documentação, fotos e filmagens sobre adaptações foram entregues à Anac. Perspectiva é que avaliação esteja disponível entre quarta e quinta-feira

HBB aguarda resposta sobre heliponto nesta semana
Foto: reprodução /Instagram
Vale do Taquari

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a documentação e os vídeos solicitados para a análise final do heliponto sobre o Centro de Tecnologia Avançada (CTA). A expectativa é de que a aprovação ocorra nos próximos dias, permitindo que a estrutura entre em funcionamento ainda em 2024.

Na semana passada, durante viagem à Brasília, o prefeito Marcelo Caumo esteve na agência para defender a necessidade de aprovação do projeto. De acordo com ele, todos os requisitos foram atendidos.

Segundo o diretor-executivo do HBB, Cristiano Dickel, o heliponto está pronto e foi usado de forma emergencial durante as enchentes de setembro. Com a homologação da Anac, o local de pouso e decolagem será essencial para agilizar o transporte de pacientes e órgãos para transplante.

“Atendemos uma área extensa, até Uruguaiana, e dependemos de campos externos para pousos, como os da Univates e do Clube Esportivo Lajeadense. Essa nova estrutura trará agilidade e segurança”, destaca.

A conclusão do heliponto envolve detalhes como barramento, pintura e adequações no elevador de acesso. O investimento na estrutura faz parte de um plano de expansão e modernização do HBB, que inclui novos projetos na área de saúde, aquisição de equipamentos avançados e iniciativas de gestão baseadas em Inteligência Artificial (IA).

Tecnologia e inovação

O HBB também aposta na tecnologia para melhorar a eficiência dos atendimentos. Um contrato já foi firmado para implementar sistemas de IA que transcrevem prontuários por voz e capturam informações do paciente durante a consulta, sugerindo pré-diagnósticos. A expectativa é de que o sistema esteja funcional em até seis meses.

Além disso, o hospital lançou um edital de R$ 18 milhões para aquisição de equipamentos, incluindo tecnologia para radioterapia e radiocirurgia, que permitirá procedimentos minimamente invasivos para tratar tumores.

Referência em cardiologia, neurologia, oncologia, nefrologia e gestação de alto risco, o HBB é considerado o melhor hospital do país em cidades com até 100 mil habitantes.

 

Avanços na estrutura e na gestão hospitalar

• O HBB projeta uma série de ampliações nos serviços, entre os principais investimentos estão:

• UTI Cardiológica e Centro Cardiológico: construção de 1.400 m², com previsão de entrega em fevereiro de 2025;

• Ampliação do Centro Obstétrico: aumento de 270 m² para 1.600 m²;

• Nova unidade oncológica: projeto em andamento para o oitavo andar;

• Ambulatório coworking: criação de consultórios no sexto andar para locação a profissionais de saúde.

Acompanhe
nossas
redes sociais