As galerias que vão compor a estiva sobre o Rio Forqueta, ao lado da “Ponte do Exército”, chegaram à obra na tarde desta terça-feira, 17. A nova estrutura foi projetada para facilitar o tráfego de veículos, permitindo a passagem no sentido de Lajeado para Arroio do Meio. Com isso, a “Ponte do Exército” poderá ser utilizada de forma exclusiva para quem trafega de Arroio do Meio para Lajeado.
“Queremos evitar a necessidade de fluxo intercalado na Ponte do Exército para amenizar o tempo de deslocamento dos motoristas e da comunidade. A passagem não interfere no prazo de entrega da nova ponte da ERS-130 em 29 de março”, salientou o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
A passagem molhada será constituída de 13 galerias de concreto armado com dois metros cada, formando um conjunto de cinco metros de largura com 30 metros de comprimento. A pista de rolamento que fará a aproximação à passagem será composta por uma camada de um metro de espessura formada por blocos de rocha e o pavimento formado por sub-base de rachão e base de brita graduada.
O funcionamento da estrutura dependerá do nível do rio Forqueta. Ou seja, quando houver uma elevação superior a dois metros acima do nível normal, o fluxo poderá ser interrompido.
Construção da nova ponte da ERS-130
A EGR atua para concluir a obra em 29 de março, visando cumprir o cronograma proposto recentemente. Hoje, as equipes executam a concretagem do quarto bloco de fundação e trabalham na construção dos pilares.
Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem. Todos construídos em concreto armado. As estruturas são essenciais para a estabilidade da ponte por dar sustentação à ponte. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.
De forma paralela às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril produz as vigas e as lajes pré-moldadas.
Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
A nova ponte terá 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.