O governo de Estrela obteve aprovação junto à câmara para conceder incentivos fiscais à Costaneira Comércio de Materiais de Construção, cuja sede administrativa fica no São Cristóvão, em Lajeado.
A empresa fundada em 1949 projetou à administração estrelense um faturamento estimado em R$ 85 milhões para os próximos 10 anos, bem como 100 novos postos de trabalho, além de transferir 13 veículos que hoje totalizam R$ 22.515,96 em IPVA.
Por fim, apresentou o projeto para construção, em uma área de 4.000 m² às margens da BR-386, de um novo Centro de Distribuição que ofereça fácil acesso em ponto estratégico, visando comportar e atender as oito lojas, além do e-commerce que está em ascensão. De acordo com a matéria encaminhada aos vereadores, a Costaneira “fará jus ao recebimento de até 70% do valor incrementado de ICMS gerado no município”.
Estes valores serão calculados com base no Valor Adicionado Fiscal (VAF) da empresa, levando-se em consideração os valores agregados a partir do ano de 2024, findando-se em 10 anos ou quando atingido o valor do investimento. Como contrapartida, a empresa precisa permanecer em Estrela por, ao menos, 10 anos.