Venâncio Aires recebe projeto-piloto que visa reduzir fios de internet

poluição visual

Venâncio Aires recebe projeto-piloto que visa reduzir fios de internet

Trabalho teste será concluído ainda nesta semana; depois o grupo segue para Florianópolis

Venâncio Aires recebe projeto-piloto que visa reduzir fios de internet
Foto: divulgação
Venâncio Aires

Venâncio Aires deu início a um projeto-piloto, classificado como inovador, com o objetivo de reduzir a poluição visual causada pelos fios de internet e de telefonia que emaranham os postes da cidade. O projeto, que visa melhorar a estética urbana, quer proporcionar um ambiente visual mais limpo na área central da Capital do Chimarrão. As intervenções teste incluem a organização dos fios como forma de minimizar o impacto visual. O trabalho começou nesta segunda-feira, dia 16, rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Jacob Becker e General Osório, no calçadão da cidade.

O projeto-piloto de empresa venâncio-airense chamada de Organiza Cabos, com tecnologia patenteada, é feito em parceria com a Prefeitura. A iniciativa conta com autorização da RGE, da concessionária de energia elétrica, das empresas de telefonia e de internet. O trabalho consiste em instalar cabos-guia entre os postes que recebem os equipamentos feitos em plástico injetado, com uma distância de 30 centímetros entre eles.

Dentro dessas peças é que ficam de 15 a 20 fios de diferentes origens, como de eletricidade ou de provedores de internet, por exemplo. O Sistema Suspenso de Organização de Fibras não é condutor de eletricidade, mas acima de tudo: facilita a manutenção das empresas.

O trabalho de teste é feito em duas quadras, por onde passa a fiação de  22 provedores que possuem cabos instalados. Somados aos ramais de telefonia, o trecho chega a ter 40 fios diferentes entre os postes. O trabalho em Venâncio Aires pode estar concluído até quarta-feira, dia 18. Depois o grupo segue até Florianópolis para também realizar ações testes na capital catarinense. A startup conta com três sócios: Cassiano Nunes, Júnior Bohn e Fernando Crossetti.

Além disso, agora o projeto pode ser levado pela própria concessionária de energia elétrica para os demais municípios gaúchos atendidos pela RGE. Mas uma mobilização política também está em curso envolvendo Brasília. Na semana passada, um grupo de políticos locais esteve em diversos ministérios para tentar transformar o sistema em uma normativa. Um dos políticos locais que esteve na comitiva foi o vereador Nelsoir Battisti (PSD), que cita que o grupo manteve encontros no Ministério do Turismo e de Minas e Energia.

Acompanhe
nossas
redes sociais