Experiência internacional reafirma compromisso com ensino de língua estrangeira

GUSTAVO ADOLFO

Experiência internacional reafirma compromisso com ensino de língua estrangeira

Durante 15 dias, Edson Wiethölter conheceu instituições de ensino em Portugal e na Califórnia

Experiência internacional reafirma compromisso com ensino de língua estrangeira
Diretor do Centro de Educação Básica, Edson Wiethölter (foto: Paulo Cardoso)
Lajeado

O diretor do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, participou de uma imersão internacional em centros educacionais na Europa e na América do Norte, com o objetivo de analisar e adotar métodos que possam contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

Durante 11 dias em Portugal, Wiethölter participou do Seminário Internacional da Rede Sinodal, onde foi recepcionado por Antonio Nóvoa, um dos maiores pensadores da educação atual, e teve a oportunidade de visitar universidades e escolas privadas. “Tivemos muitas surpresas, como a constatação de que estamos no caminho certo em relação ao ensino. No entanto, também identificamos problemas comuns, como a falta de professores, uma questão que é global”, destacou.

O diretor também observou que as instituições de ensino portuguesas promovem maior inclusão e acessibilidade para os estudantes, sem restrições. Ele enfatizou a importância da construção de uma parceria sólida entre a escola e a família, criando uma relação de confiança que favorece o pleno desenvolvimento do aluno.

Em relação aos métodos de ensino, Wiethölter destacou a importância de proporcionar aos alunos o contato diário com o inglês e considerou um erro oferecer uma educação que não garanta o aprendizado de uma língua adicional. Ele também reafirmou a relevância de um modelo educacional que valorize o pensamento crítico, em vez da simples repetição de conteúdos. “Precisamos formar profissionais com responsabilidade individual e capacidade de interação social, pois a educação deve ser mais do que um preparo para o vestibular”, completou.

Após a experiência em Portugal, Edson Wiethölter seguiu para a Califórnia, onde participou de uma imersão na KSCIA International Space Academy, um dos campi da NASA. Este programa tem como objetivo aproximar a educação das áreas de ciência, tecnologia e cultura espacial. A visita reuniu diretores de escolas parceiras da International School (IS) para uma vivência no ambiente da cultura espacial e na educação bilíngue. A programação de três dias incluiu palestras com astrobiólogos, astronautas e cientistas espaciais, além de visitas ao campus da NASA e atividades práticas.

De volta ao Brasil, Wiethölter trouxe consigo um conjunto valioso de ideias e estratégias, que serão adaptadas à realidade do Centro Gustavo Adolfo e enfatiza que em 2025 as conexões com outros continentes continuarão. “Foco local, mas com olhar para o mundo”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra: 

Acompanhe
nossas
redes sociais