Uma solenidade na manhã desta segunda-feira, 16, selou a transferência do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) do Centro para o bairro Campestre. A mudança é a parte final do cronograma criado a partir do convênio entre município e governo estadual, que envolveu a construção das vias marginais na ERS-130 e a nova trincheira na mesma rodovia, no acesso para empresa BRF.
Com a entrega definitiva da estrutura situada na Avenida Benjamin Constant cresce a especulação sobre o aproveitamento da área avaliada em R$ 18 milhões e situada na Avenida Benjamin Constat, no Centro. Entre as possibilidades ventiladas estão a instalação de serviços públicos como posto de saúde ou escola de educação infantil. Outra alternativa é a venda do terreno e aplicação do recurso nos bairros.
Nos últimos dias de sua gestão, Marcelo Caumo admite que o assunto será tratado pela próxima prefeita, Gláucia Schumacher. “Modelo criativo tabulado para resolver um problema que era o fluxo na ERS-130. Uma necessidade imensa melhorar o trânsito nos arredores da BRF especialmente”, comenta Caumo. A futura gestora não especifica seus projetos de utilização do espaço, porém sinaliza um debate com entidades e comunidade antes da decisão.
Para o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, a obra representa uma parceria com resultado positivo entre as partes. “Os cumprimentos ao governo de Lajeado por dar andamento a esta permuta, que é uma entre tantas obras que estamos fazendo nesta região”, completou o representado do estado
Sobre a nova sede
O chefe da 11ª superintendência do Daer, Roberto Vidal da Cunha, analisa que a nova sede atende as demandas da autarquia com 29 servidores ativos em Lajeado, além do depósito de maquinários. “Ainda há ajustes nos dormitórios destinados para alguns colaboradores e o depósito de máquinas, mas o atendimento já ocorre no novo endereço”, complementa.
O local dispõe ainda de departamentos administrativos divididos e salas de reuniões. O acesso à nova sede fica na Rua João Goulart, junto da ERS-130 e próximo da rotatória do Posto do Arco.