A 4ª Parada Livre de Lajeado celebra a diversidade e luta contra o preconceito, neste domingo, 15, no Parque dos Dick. Movimento de conscientização social, o evento contou com apresentações artísticas, discursos de autoridades e um espaço para promover o respeito e a inclusão.
Na programação, artistas locais, como cantores, DJs e grupos de dança. Com 7h de programação, mais de 2 mil pessoas participaramm, conforme a oraganização
Os embaixadores deste ano são Tainã de Souza e Dandara Lima Cardoso. Para Dandara, o Vale do Taquari ainda enfrenta altos índices de discriminação. “Nós, pessoas trans, temos direitos e necessidades como qualquer outra pessoa. A Parada é uma oportunidade de mostrar que existimos e precisamos de inclusão,” afirma.
Além de dar visibilidade à causa LGBTQIA+, o evento também é momento de celebração. “É uma festa para celebrar nossa existência, mas também para reafirmar que estamos presentes em todos os espaços da sociedade,” explica Tainã.
Primeira vereadora negra eleita em Lajeado, Rosane Cardoso disse ser uma vergonha a conquista ter ocorrido somente após 139 anos. “Assim como é uma vergonha não termos nenhum representante da comunidade LGBTQIA+ na câmara”, completou.
O evento conta com o apoio do Rotary Integração, Secretaria de Cultura, UES e Creas. Interessados em contribuir com o financiamento dos custos da Parada Livre de Lajeado podem doar qualquer quantia via Pix para o endereço natusjunior@gmail.com.
Compõem a organização do evento: Volúpia Bar e Espaço Cultural, Sapatart, Coletivo Vale Diferença, Coletivo Nós, Coletivo TransFormar e Comunidade.