“O desafio é que o município não seja empecilho no desenvolvimento”, diz Alex Schmitt

NOVO SECRETÁRIO

“O desafio é que o município não seja empecilho no desenvolvimento”, diz Alex Schmitt

Futuro integrante do governo quer acelerar a liberação de projetos para construções residenciais e comerciais

“O desafio é que o município não seja empecilho no desenvolvimento”, diz Alex Schmitt
Alex Schmitt, novo secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Lajeado (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

O novo secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Lajeado, Alex Schmitt, já sabe qual será o principal desafio no novo cargo, a partir de janeiro: acelerar a liberação de projetos para construções residenciais e comerciais. A demanda foi citada pelo futuro integrante do governo, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora.

Cobrança recorrente dos empresários, a aprovação dos projetos chega a levar meses até o chamado “habite-se” ser liberado. Para qualificar o processo, o atual governo chegou a remodelar a estrutura administrativa e transferir a responsabilidade pela análise para secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, houve uma simplificação técnica, em que foram restritos critérios analisados para dimensões do terreno e da distância em relação a via pública. Quanto aos aspectos como espessura de parede e detalhamentos internos dos imóveis, houve uma flexibilização com o entendimento do respeito nas regras pelos construtores.

“O desafio é que o município não seja um empecilho no desenvolvimento. Temos que dar conta do dinamismo que a cidade tem e aprovar os investimentos. As pessoas querem ir morar nos imóveis e não se pode esperar meses esperando que um habite-se dê condições de um financiamento”, define Schmitt.

O novo secretário explica que os levantamentos iniciam imediatamente em janeiro com um entendimento sobre todo o processo atual. Contudo, o futuro gestor aponta o aumento expressivo da população lajeadense e, por consequência, da demanda no setor da construção civil e uma necessidade de ampliar a equipe de trabalho para a fiscalização destes processos.

O foco é na simplificação e otimização de processos. Temos que fazer um trabalho de diagnóstico e encontrar as oportunidades de melhoria no processo e dar celeridade ao licenciamento urbanístico”.

A nova estrutura de governo devolve para a Seplan a responsabilidade de analisar os projetos para construção.

Foto: arquivo / A Hora

Desafios na mobilidade

Outra missão da pasta a ser liderada por Schmitt é o debate sobre os problemas de mobilidade, em especial, nas avenidas de maior fluxo como a Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant que ligam o Centro com outros bairros.

“A mobilidade em cidades com mais de 100 mil habitantes é um desafio, inclusive cultural. Não podemos ficar pela eternidade alargar ruas e demolir construções para isso. O que tenho estudado é o incentivo a não locomoção, o não deslocamento. Se você mora perto do trabalho, supermercado ou padaria muitas vezes não é preciso carro”.

 

Discussão sobre aproveitamento de áreas

O próximo responsável pela Seplan admite protagonismo da pasta no debate sobre a destinação de prédios que estão ou ficarão sob responsabilidade do município como a antiga sede do Daer, do antigo complexo da delegacia e do batalhão da polícia militar e CRPO, todos na área central, porém ressalta que é preciso incluir na discussão as entidades e a população.

“Temos que nos perguntar se há projetos que vão efetivamente melhorar a vida das pessoas colocando ali setores públicos? Ou é melhor transformar em recursos para construir escolas nos bairros, postos de saúde e outras estruturas. Isso tem que vir da sociedade”, analisa.

 

Sobre Alex Schmitt

Aos 46 anos, Alex vai para sua segunda experiência no Executivo. Ele já atuou como procurador-geral entre 2019 e 2020. Advogado e empresário do ramo imobiliário, já foi presidente da Acil e Expovale, além da JCI Lajeado.

Na carreira política, elegeu-se vereador em 2020 e foi reeleito neste ano com 1.059 votos, porém abriu mão da vaga na câmara para assumir a Seplan.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais