Há 50 anos, Igor Kostolowicz era Cidadão Lajeadense

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, Igor Kostolowicz era Cidadão Lajeadense

O Diretor Industrial do Grupo Olvebra, Igor Kostolowicz, recebia o título de Cidadão Lajeadense da câmara de vereadores da cidade. A Olvebra, indústria de óleos vegetais, funcionava na época no entroncamento da ERS-130 com a Av. Benjamin Constant, no bairro Montanha. A cerimônia de entrega do título ocorreu numa festa no Clube Tiro e Caça.

Kostolowicz era natural de Mafra/SC, onde nasceu em 1928. Era filho de Miguel Kostolowicz, um russo, e Alida Vogel Kostolowicz, brasileira. Igor estudou em São Paulo e depois veio trabalhar no Rio Grande do Sul. Era casado com Doris Schaan e tinha seis filhos: Ricardo, Fernando, Ivana, Jacqueline, Eduardo e Renato. Ele faleceu em 2002.

À esquerda, Igor, ao lado do prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner. Ao fundo, o presidente da câmara de vereadores, Cláudio Schumacher

Há 20 anos…
Os Jovens Poetas de 2004

A 9ª edição do livro Os Jovens Poetas de Lajeado era lançada na Univates. O projeto, promovido pelo Rotary Club Lajeado-Engenho, revelou mais de 200 estudantes, de 31 escolas do município.

Cada instituição teve três poesias selecionadas por nível de ensino, como ensino fundamental anos iniciais, finais, ensino médio e EJA. O livro foi publicado pela Editora Univates.

A noite de lançamento também homenageou o escritor Wolfgang Collischonn, que produziu o prefácio da obra. O livro foi dedicado à professora Maria Herina Matte, que atuou na educação por mais de 40 anos e finalmente se aposentava.

Construção da IECLB no Jardim do Cedro

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) de Lajeado construía um novo templo e ponto de pregação no bairro Jardim do Cedro. Ainda hoje, a sede da comunidade é a Igreja de Cristo, na rua Alberto Torres, no Centro de Lajeado.

Templo em construção

O projeto no bairro já estava em pauta desde 1992, quando foi comprado o terreno. A construção começou em 2001. A ideia era que a estrutura tivesse dois pisos, mas o templo ficou com apenas o andar térreo, que funciona ainda hoje, na rua Rua Helmuth Rother, 209. Na época, eram em torno de 220 frequentadores do templo no Jardim do Cedro.

Sábado é

  • Dia Nacional do Ministério Público
  • Dia Nacional de Combate à Pobreza
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia do Médico Alergista
  • Início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Santo do dia 14: São João da Cruz

Domingo é

  • Dia do Arquiteto
  • Dia Nacional da Economia Solidária
  • Dia do Jardineiro

Santo do dia 15: São Valeriano

Acompanhe
nossas
redes sociais