Ciclone se forma no sul do RS e traz alerta de vento ao Vale

tempestade subtropical

Ciclone se forma no sul do RS e traz alerta de vento ao Vale

Modelos indicam que o fenômeno climático chegue à região nas próximas horas. Porém, mais fraco, com rajadas de vento entre 50 e 80km/h

Ciclone se forma no sul do RS e traz alerta de vento ao Vale
Imagem: MetSul
Vale do Taquari

Um ciclone atípico de natureza subtropical se formou neste domingo, 15, no Sul do RS. A tempestade causa ventos com rajadas entre 70 e 90 quilômetros por hora e chuvas que devem ficar entre 30 e 60 milímetros.

Modelos indicam que o fenômeno climático chegue ao Vale do Taquari nas próximas horas, entre o fim da tarde e início da noite. Porém, mais fraco, com rajadas de vento entre 50 e 80km/h. A tempestade subtropical foi batizada de Biguá, fenômeno que não impactava o estado desde maio de 2022.

Este ciclone é considerado atípico por ser subtropical e, por essa razão, é batizado com um nome pela Marinha do Brasil. Biguá é ave marinha na língua tupi e o segundo nome a ser usado na nova lista de nomes de ciclones atípicos da armada brasileira. O primeiro foi Akará para uma tempestade subtropical que se formou na costa do Sudeste do Brasil em fevereiro deste ano.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais