Desde sua fundação em 2019, o escritório Projeto D, localizado em Lajeado, vem transformando a forma como a arquitetura e a topografia são realizadas na região. Com o uso de tecnologia de ponta, como drones e a tecnologia LIDAR, a empresa oferece soluções inovadoras que atendem à diversidade de vegetações e solos do Rio Grande do Sul, além de demandas cada vez mais automatizadas e precisas.
Recentemente, a Projeto D deu mais um passo à frente ao implementar o Sistema RTX (Real Time eXtended), tornando-se a primeira empresa de Lajeado a utilizar essa tecnologia. O RTX, que substitui o Sistema RTK convencional, é um serviço de correção de sinal GNSS transmitido via satélite. Ele oferece precisão centimétrica em tempo real sem a necessidade de uma estação base RTK.
“Com o RTX, não precisamos mais de equipamentos convencionais e de alguém cuidando da estação base. Isso trouxe um grande ganho de produtividade, além de reduzir os riscos e o trabalho envolvido”, destaca Douglas Alberto Arend, arquiteto e fundador do escritório.
A inovação também esteve presente no suporte prestado pela Projeto D aos loteamentos destinados às famílias atingidas pelas enchentes de maio nas cidades de Lajeado, Canudos do Vale, Travesseiro e Marques de Souza. Esses projetos foram realizados com a precisão proporcionada pelo uso de drones e outras tecnologias avançadas, evidenciando o compromisso social da empresa.
Inovação e eficiência
Além de investir em tecnologia, a Projeto D conta com profissionais experientes, como o engenheiro civil Luíque Kremer, o arquiteto William Richter e a consultora imobiliária Rosângela F. Ghizoni. A chegada de Rosângela, por exemplo, otimizou o processo de regularização de imóveis, uma das demandas mais frequentes no escritório.
“Hoje, muitos casos de regularização chegam com uma série de pendências, que acabam gerando extensos processos de impugnação. Com a experiência da Rosângela, conseguimos resolver isso de forma mais ágil, reduzindo as complicações e facilitando para o cliente. O que antes gerava páginas de impugnação agora é resolvido na hora”, explica Douglas.
Serviços da Projeto D
- Projeto urbanístico;
- Projeto pluvial;
- Projeto de arruamento;
- Projeto de terraplenagem;
- Retificação de áreas urbanas e rurais;
- Desmembramento e fracionamento de áreas.
Descubra como transformamos ideias em grandes projetos!