O fim de ano é um período de reflexão e planejamento para empresas de todos os setores. Em especial para o comércio e varejo, é hora de fazer o balanço de tudo o que foi movimentado ao longo dos 12 meses e, ao mesmo tempo, planejar os passos para o ano seguinte. Esse foi o tema debatido no Negócios em Pauta deste sábado, 14, da Rádio A Hora.
O programa contou com a participação de representantes de grandes empresas da região, que compartilharam visões sobre o desempenho de 2024 e as expectativas para o ano que se aproxima. Entre os convidados, o diretor de Comércios da CIC Teutônia, Robson Luis de Souza; o coordenador de vendas da Certel, Marcelo Soares; o diretor executivo da Cacis Estrela, Paulo Finck; e o gerente da Casa Ativa, Alex Severo.
As cheias que atingiram a região do Vale em 2023 tiveram impacto significativo no comércio local, com muitas empresas enfrentando dificuldades no início de 2024. Para completar o cenário desafiador, em maio deste ano, uma nova catástrofe afetou ainda mais a economia local. No entanto, a resiliência das empresas e a colaboração entre os setores permitiram uma recuperação gradual, com muitas delas conseguindo se reerguer nos meses seguintes.
Paulo Finck destacou a força e a união do setor para superar as dificuldades. “Mesmo com as adversidades, nossa expectativa é fechar 2024 bem. Temos atualmente 342 associados, sendo 101 empresas do ramo do comércio. Em nossas campanhas de final de ano, em média, de 70 a 90 empresas participam. Com todas as ajudas que tivemos, nos dá confiança para terminar o ano bem.”
A expectativa para 2025 é de otimismo. Mesmo com os desafios enfrentados, os empresários da região estão focados em recomeçar, renovar as estratégias e abraçar novas oportunidades.