É hora de aumentar a pressão sobre o Estado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É hora de aumentar a pressão sobre o Estado

Não tem outro jeito. É bafo na nuca. Diante da morosidade na obra de construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, a população precisa se unir e pressionar cada vez mais os agentes do governo estadual – e da EGR – para que eles passem a sonhar todas as noites com as dores do Vale do Taquari. Tudo com muito respeito e civilidade, claro, que são características do povo trabalhador da nossa região. Ora, não podemos mais aceitar falsas promessas e falta de transparência e cronogramas.

Chega de tantas fanfarronices e palanques por parte de quem deveria ser muito mais claro e sincero com a nossa população. Acima de tudo, o protesto agendado para 15h deste sábado, próximo à margem arroio-meense do Rio Forqueta, precisa servir como o pontapé inicial de um grande levante popular em defesa da região. Um levante que precisa se organizar para ocupar a Praça da Matriz, em Porto Alegre, defronte a residência oficial do governador Eduardo Leite, e também da Assembleia Legislativa. Afinal, o Estado precisa ser lembrado que o Vale existe.

Estivas (enfim) voltam à pauta

Seis meses após a primeira proposta de uma estiva ser apresentada ao poder público, o governo estadual anuncia a intenção de estudar uma estrutura no Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Uma solução prática e barata, diga-se de passagem. E o Estado vai acertar em cheio se levar adiante a ideia. Aliás, há quem defenda, também, uma estiva no Rio Taquari, entre Arroio do Meio e Colinas. E eu pergunto: por que não?

Réquiem para um nobre professor

Muito além da formação acadêmica e das matemáticas e geografias da vida, o professor contribui de forma substancial para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade. O professor tem papel na formação do caráter e da boa índole. Do respeito ao próximo. Da importância da coletividade e da empatia com o próximo. E o professor — ou a professora – transpassam os limites de uma escola ou sala de aula e costumam acompanhar nossas lembranças mais felizes durante a vida toda. Assim como certamente eles carregam na lembrança cada aluno que passou pelas salas de aula e escolas da vida. Mas, como humanos que são, os professores também se despedem. E foi isso que aconteceu com o saudoso Lodevino Parisotto, que nos deixou no fim de semana passado aos 93 anos de idade. Era um apaixonado pela profissão. E, assim como outros tantos heróis anônimos do nosso cotidiano, representou muito bem a nobreza da educação.

Kniphoff e as religiões

Candidato a prefeito pelo PT em outubro, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) não obteve êxito no pleito municipal e, portanto, não ocupará cargos eletivos a partir de 2025. Entretanto, e ainda na função de legislador, ele busca deixar um legado religioso ao plenário da câmara. Para isso, protocolou um projeto de lei sugerindo que, além de trechos da Bíblia (Cristianismo), os vereadores leiam, a cada início de sessão, trechos do Alcorão (Islamismo), do Bhagavad Gita (Hinduísmo), do Tripitaka (Budismo), além de textos sagrados das religiões de matriz africana (Ifá, por exemplo) e quaisquer outros relevantes para comunidades religiosas representadas em Lajeado.

Oportunidades no Florestal

O Grupo A Hora divulgou nesta semana – e com exclusividade – as imagens do futuro complexo comercial que será construído na área do antigo estádio do Lajeadense, no Florestal. E o fato já mexeu com o mercado imobiliário da cidade. Afinal, e também diante da perspectiva de novos acessos à BR-386 e à ERS-130, aquele nobre bairro de Lajeado ainda tem muito potencial para a verticalização. E isso certamente vai ampliar as oportunidades de negócios – e de aposentadorias.

TIRO CURTO

  • Coordenadora de Comunicação Social do governo de Lajeado, Francine Ledur está cotada para assumir como Chefe de Gabinete da futura prefeita Gláucia Schumacher (PP). E a atual Secretária de Cultura, Talita Fracalossi, é cotada para atuar na Comunicação Social.
  • Ainda em Lajeado, a atual Secretária de Administração, Elis Hoss, não deve permanecer à frente da pasta em 2025. Ela é cotada para assumir a procuradoria do município.
  • Também em Lajeado, o PP segue articulando para devolver ao suplente Mozart Lopes (PP) uma cadeira no legislativo e, por consequência, a liderança da base de governo. Nos últimos anos, por sinal, ele se mostrou um dos mais articulados situacionistas.
  • A relação amistosa entre o atual prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), e o futuro gestor, Sidnei Eckert (MDB), deveria servir de exemplo para muitos políticos que costumam trocar os pés pelas mãos no momento de realizar a necessária transição de governo.
  • Em Encantado, o ano está acabando e o projeto de concessão da Lagoa da Garibaldi segue sob análise dos vereadores.
  • Já em Estrela, um projeto encaminhado à câmara pelo ainda prefeito Elmar Schneider (MDB), e que prevê a redução de 40% dos CCs, vai à votação nesta segunda-feira. E a população estrelense está curiosa para saber quem serão os vereadores contrários à redução da máquina pública.

Acompanhe
nossas
redes sociais