“Cada Jovem Conta” promove encontro com rede de atuação

Pacto Lajeado Pela Paz

“Cada Jovem Conta” promove encontro com rede de atuação

Projeto atua para o fortalecimento e cuidado dos adolescentes e desenvolve ações integradas entre as áreas de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer

“Cada Jovem Conta” promove encontro com rede de atuação
Encontro ocorreu na quinta-feira, 12, no Labilá. (fotos: Jéssica R Mallmann)
Lajeado

A tarde do dia 12 foi marcada por troca de conhecimento e reflexões entre profissionais do projeto “Cada Jovem Conta” (CJC). O encontro abordou ferramentas e tecnologias aplicáveis em sala de aula, além de discutir a importância das conexões e do acolhimento em toda a cadeia de atuação. Mais de 20 profissionais participaram do evento, realizado no Labi-lá.

“Foi uma celebração e uma forma de acolhimento a todos os trabalhadores e servidores da rede de proteção à criança e ao adolescente, que atuam no CJC”, afirma a psicóloga e assistente organizacional dos Programas do Eixo da Prevenção, Laura Faleiro Kirchheim. “Foi um momento de falar um pouco sobre as ações de 2024, mas também de conhecer ferramentas que possam auxiliar no trabalho do próximo ano”.

A agenda da tarde contou com a palestra do diretor executivo da Ágil, Tiago Guerra, que abordou as diferenças entre as gerações e os paradigmas da escassez e abundância, que influenciam a forma como cada grupo enfrenta os desafios do mundo.

O paradigma da abundância baseia-se na ideia de que há espaço para todos contribuírem de forma colaborativa e complementar. Já o paradigma da escassez, predominante entre as gerações mais velhas, reflete a tendência de perceber os desafios como expressões a falta de recursos.

Para Tiago, embora as visões sejam diferentes, ambas podem ser trabalhadas de forma conjunta, promovendo equilíbrio e enriquecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo. “Usando estes dois modelos, de maneira legal e equilibrada, nos leva a evoluir em conjunto”.

Pequenos passos, grande mudanças

Jackes Heck falou sobre conexões, desafios e acolhimento

Fundador da Academia de Mentes Audazes, Jackes Heck falou sobre conexões, desafios e acolhimento. Durante o bate-papo, ele refletiu sobre como, muitas vezes, grupos saem de reuniões com ideias grandiosas, mas acabam estagnados por conta da magnitude do trabalho. “Façam o menor movimento, mas façam que já será resultado de uma grande mudança”.

O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach ressaltou a relevância do projeto “Cada Jovem Conta” sob diversos aspectos, especialmente no desafio de promover a união para ações conjuntas. “Ainda enfrentamos a dificuldade de nos unirmos para realizar algo em conjunto. Nossa tendência é priorizar o individual, e quando não conseguimos, apenas empurramos as responsabilidades. O ‘Cada Jovem Conta’ é um verdadeiro caldeirão que reúne esforços coletivos e nos desafia a agir juntos”, destacou.

Cada Jovem Conta

O “Cada Jovem Conta” é um programa de prevenção secundária, voltado a identificar, de forma precoce, adolescentes e jovens com comportamentos de risco e desenvolver ações integradas entre as áreas de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer.

Dentre seus objetivos, estão reduzir a evasão escolar, fomentar o desenvolvimento de fatores positivos e aumentar os fatores protetivos. Além disso, o projeto amplia as oportunidades oferecidas aos jovens e fortalece o vínculo familiar entre as crianças e adolescentes e suas famílias.

As crianças e adolescentes incluídos no programa são acompanhados por um grupo de profissionais, que conta com a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, 3ª CRE, Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacia de Atendimento à Mulher, SLAN e Associação Marinês.

Acompanhe
nossas
redes sociais