A pista do aeródromo de Estrela passará de 570 metros para mil metros. O anúncio foi feito pelo prefeito Elmar Schneider durante reunião-almoço da Cacis nesta sexta-feira, 13. Desde que a área passou para posse definitiva do município, em abril deste ano, o Executivo encaminhou projeto junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.
Enquanto ocorreram as negociações para municipalização do espaço, a E-Log buscou formas de viabilizar melhorias na estrutura, como ampliação da pista e pavimentação. Com gerenciamento do espaço, a autarquia possui maior autonomia para viabilizar melhorias.
Sobre a ampliação de pista, Schneider compara com a faixa de pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 1.260 metros. O aeródromo regional fica localizado na Linha São José, interior de Estrela, às margens do Rio Taquari. Mesmo com estrutura no município, fica à disposição da região.
Há uma média de três voos diários. Uma frequência assídua, mas com possibilidades de ser expandida. A localização estratégica permite fácil circulação pelas cidades do Vale do Taquari e também acesso a outras regiões do estado.
Conforme a diretora-presidente da E-Log, Elaine Strehl, a partir da ampliação de pista também se busca a pavimentação dela. “Na quarta-feira recebemos a portaria assinada validando todo o processo de análise e a aprovação da nossa demanda. Vamos ver como fica a situação da E-Log para o próximo governo para avançar com as obras.”