Prefeito encaminha projeto para estiva ao lado da ponte do Exército

ARROIO DO MEIO-LAJEADO

Prefeito encaminha projeto para estiva ao lado da ponte do Exército

"Com a baixa do rio, não é difícil fazer. Queremos, pelo menos, deixar o projeto pronto neste ano", diz Danilo Bruxel

Prefeito encaminha projeto para estiva ao lado da ponte do Exército
Danilo Bruxel, atual prefeito de Arroio do Meio (Foto: Pedro Rodrigues).
Arroio do Meio

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, discorre sobre uma série de projetos para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da cidade, destacando-se pela constante busca por parcerias e pela execução de obras relevantes. Em um momento em que o município enfrenta desafios relacionados à infraestrutura pós-enchente, Bruxel compartilha algumas das suas principais iniciativas.

Um dos temas mais discutidos nos últimos meses é a questão da ponte da ERS-130. Embora havia expectativa de que a obra estivesse concluída em dezembro, o prazo foi adiado para 29 de março de 2025. No próximo sábado, 14, moradores de Arroio do Meio farão um protesto na região da ponte para pressionar a agilidade nas obras.

O prefeito, que esteve recentemente em Santa Maria durante uma homenagem aos prefeitos da região, comentou sobre a possibilidade de uma parceria com o Exército para a construção da ponte da ERS-130. Segundo Bruxel, o General com quem conversou afirmou que a instituição tem capacidade, tanto de pessoal quanto de estrutura, para assumir uma obra dessa magnitude, como já aconteceu em outros projetos, como na Ponte do Exército. O prefeito acredita que um convênio com o Exército pode ser uma solução viável para acelerar o processo.

Outra possibilidade, conforme o gestor é a construção de uma estiva. “Agora com a baixa do rio não é difícil fazer. Queremos, pelo menos, deixar o projeto pronto neste ano. A estiva, caso sair do papel, será erguida ao lado da ponte do Exército.

Ainda sobre a infraestrutura, Bruxel anuncia que está em andamento um projeto para pavimentar um trecho de 500 metros até a Ponte do Exército. A obra de pavimentação envolve o desapropriamento de terras nas proximidades e o projeto já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores. Ele também destacou que, mesmo com o término de seu mandato se aproximando, continuará trabalhando para deixar tudo organizado para que a próxima gestão possa dar continuidade aos projetos.

Bruxel também aborda as melhorias na mobilidade urbana. O município está investindo em grandes obras de pavimentação asfáltica, com destaque para a ligação de Arroio do Meio a Capitão e a conclusão recente da ligação asfáltica entre Arroio do Meio e Travesseiro. Essas obras, segundo o prefeito, serão marcos na história do município, assim como as ações enfrentadas durante as enchentes que atingiram a região.

Além da infraestrutura, o prefeito fala sobre os avanços na área da saúde e educação. Neste ano, um orçamento de R$ 137 milhões foi planejado, com expectativa de chegar a R$ 170 milhões. Entre os projetos já garantidos, estão a construção de novas escolas e postos de saúde, a compra de ônibus escolares e equipamentos para unidades de saúde, além da conclusão da creche na Barra do Forqueta e da construção da Escola Getúlio Vargas.

A habitação também é um dos focos da administração. Bruxel destaca que atualmente cerca de 700 casas estão sendo viabilizadas para os moradores de Arroio do Meio, com 32 unidades prontas e outras em construção. Além disso, a cidade tem se destacado na aquisição de moradias com o apoio do Grupo Front, do Dunga, e por meio de programas como a compra assistida, que já resultou na entrega de chaves para algumas famílias.

Com o fim do mandato se aproximando, Danilo Bruxel demonstra confiança no legado deixado. “Missão cumprida, consciência tranquila. Fizemos o que estava ao nosso alcance e trabalhamos muito. Hoje, as pessoas têm um olhar diferente sobre a cidade, com superação e apoio. Arroio do Meio avançou e continuará a brilhar”, afirma.

Bruxel acredita que, após a conclusão das obras da ponte, a cidade terá um crescimento ainda maior, atraindo novos investimentos e impulsionando o comércio local.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais