A partir da próxima semana, parte das delegacias de polícia irão atender em novo endereço em Lajeado. A mudança para um imóvel alugado, no bairro São Cristóvão, iniciou nesta semana. O contrato de locação foi assinado semana passada e destravou o processo, que tramitava há quase meio ano.
No prédio, que abrigou uma instituição de ensino superior na década passada, foi instalado um banner, indicando a presença da Polícia Civil no local. A mudança, num primeiro momento, contempla a 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, a Delegacia de Polícia e a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam).
Já a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), segundo a delegada regional de Polícia, Shana Luft Hartz, continuará junto à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), no bairro Florestal, pelo menos até março. O local que vai sediar a unidade, no mesmo prédio no São Cristóvão, está em obras.
Central de Polícia
A Polícia Civil deve ficar pelo menos dois anos no imóvel alugado. A obra da nova Central de Polícia, também no São Cristóvão, está prevista para iniciar em janeiro e tem prazo de 18 meses para execução. Os trabalhos ficarão a cargo da Privilége Construtora, de Lajeado. No último dia 5, foi lançada a pedra fundamental da obra.
As quatro delegacias estão desde maio junto à sede da Draco, após a Polícia Civil deixar, em definitivo, o antigo prédio no Centro da cidade, que ficou quase todo submerso na enchente de maio. No último domingo, 8, um incêndio atingiu parte da estrutura. O local passou por perícia para determinar a causa das chamas.