Vida nova a partir do incentivo à prática de esportes e exercícios físicos. Por anos esquecida, a avenida Décio Martins Costa ganha uma nova vocação. A solenidade de hoje, que marca a inauguração da pista de skate e da quadra de basquete, consolida o Parque Linear Engenho, projeto iniciado há dois anos.
Os investimentos não são recentes. A pista de skate, por exemplo, está em funcionamento desde o começo do ano. Já o espaço para a prática de basquete começou a ser construído no ano passado, mas as obras foram impactadas pelas enchentes. Somente no segundo semestre é que passou a ser utilizado pela comunidade.
Conforme a secretária municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, a consolidação do parque é vista como um legado positivo para a cidade. Cita o exemplo dos demais espaços já utilizados pela comunidade, como a quadra de vôlei de praia e beach tennis, e os projetos que ainda serão executados pelo município.
“Tudo o que foi feito ali até hoje já está sendo muito utilizado pela comunidade. Isso comprova que transformar aquela área em um parque foi uma boa decisão. Você passa por ali e vê vida. É muito gratificante. É uma área central, não pode ficar abandonada, mesmo que ocorram enchentes ali”, pontua.
Local para a terceira idade
Perto de encerrar sua passagem de um ano e meio pela Seplan, Cátia admite uma certa “frustração” por não inaugurar a pista de patinação, outro espaço dentro do Parque Linear, e que foi idealizado por ela. “Pensamos nos nossos patinadores e a ideia foi muito bem aceita pelo prefeito Marcelo. Em função da enchente, a obra atrasou”, relata.
Além da pista de patinação, o município executa melhorias no estacionamento localizado próximo à pista de skate. O local já era utilizado pela população para deixarem seus veículos, mas agora vai ganhar sinalização adequada. Por fim, há a ideia de construir um local mais voltado para a população idosa e também a instalação de mesas de jogos.
“É um projeto que vai contar com uma cancha de bocha e mesas para jogos de tabuleiro. Fica do outro lado da avenida, de frente à quadra de areia. E também se projeta muitos espaços de contemplação, com bancos”, cita. Já a pista de bicicross, sugerida por praticantes, depende de uma negociação com o Estado, proprietário do terreno sugerido.