Nascido em Estrela e radicado em Bom Retiro do Sul, Mauro Hauschild atuou como secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos entre 2020 e dezembro 2022. E a saída foi conturbada. Onze dias antes do pedido de exoneração, uma reportagem da RBS TV apresentou detalhes de uma investigação inconclusa do Ministério Público sobre suposto nepotismo praticado por Hauschild. Os promotores suspeitavam das promoções, viagens oficiais e aumento salarial da namorada dele, que atuava na mesma secretaria. Hauschild sempre negou qualquer irregularidade e atribuiu a saída a motivos pessoais. Para alguns analistas, porém, a exoneração foi fruto do desgaste gerado pelas incipientes investigações.
E talvez seja esse o destino de Rafael Mallmann, atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Ontem ele foi alvo de uma Operação da Polícia Federal que investiga um assunto velho: a compra de lousa digital interativa (smartv) por alguns municípios gaúchos por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, o nosso Consisa. Mallmann promete comprovar a inocência no âmbito criminal. Mas o desgaste público e político tendem a ser muito piores se comparados ao conterrâneo do Vale.
E o futuro do Consisa?
As eleições para a nova diretoria e presidência do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) ocorrem em janeiro. E vão ocorrer ainda sob impacto da Operação Rêmora, que investiga supostos crimes licitatórios e desvios de recursos públicos relacionados à compra de 424 lousas interativas pelo município de São Leopoldo, uma compra intermediada pelo Consisa. Portanto, o pleito do próximo mês terá um propósito a mais: salvar a imagem do importante consórcio. E isso pode interferir nas atuais campanhas internas para a definição das chapas.
Corsan/Aegea em Lajeado
Tudo indica que a decisão sobre o futuro da Corsan/Aegea em Lajeado será da futura prefeita, Gláucia Schumacher (PP). De certa forma, é uma vitória da democracia. O atual governo lajeadense atuou de forma propositiva ao longo dos últimos meses para ajustar a melhor proposta à cidade. Mas, e antes tarde do que mais tarde, vereadores e entidades ingressaram no debate e demonstraram, acima de tudo, que é necessário debater mais. E que assim seja.
Em Brasília, Caumo cobra nova ponte no Taquari
A reconstrução do Vale do Taquari foi tema de audiência pública da comissão externa na Câmara Federal. O evento ocorreu na quarta-feira e reuniu de forma presencial e virtual políticos, representantes de empresas, CCR Viasul, associações, Ministério dos Transportes e também da Antt. Entre os participantes presenciais, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), que utilizou o tempo de fala para apresentar o impacto das enchentes na ponte sobre o Rio Taquari e a necessidade de uma nova ponte. Aos presentes, ele afirmou que o custo ultrapassa R$ 120 milhões. Ou seja, usou como parâmetro o projeto de uma ponte elevada sobre o Taquari e o Arroio Boa Vista, uma proposta apresentada por empresários à CIC/VT e ao governo estadual. “Pedi para constar em ata a necessidade da ponte, com a sugestão para a CCR executar a obra e, como forma de ressarcimento à concessionária, a prorrogação do contrato de concessão da BR-386 em um ou dois anos.”
Pacto pela Paz ao Equador
Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli foi convidado a participar de um seminário na Região Metropolitana para tratar da sua área de atuação. O evento ocorre hoje, na Secretaria Municipal de Segurança de Canoas, e tem como um dos organizadores o Banco Interamericano de Desenvolvimento. E Locatelli foi chamado para apresentar o programa Pacto Pela Paz para uma comitiva da Polícia Nacional do Equador.
TIRO CURTO
- ERRATA. Na edição de ontem, escrevi sobre a nova sede do Daer em Lajeado. Citei que a estrutura foi construída às margens da ERS-130, no acesso ao bairro Montanha. E o leitor atento me corrige. A bem da verdade, o local fica no acesso ao bairro Campestre.
- O Green Metric World University Ranking 2024 foi divulgado ontem, durante o event International Announcement of UI Green Metric World University Rankings Results, na Universidade de São Paulo (USP), e certificou a Universidade do Vale do Taquari (Univates) como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo quarto ano consecutivo.
- E neste turbilhão de informações, o projeto do “golpe tabajara” de alguns militares perdeu espaço na pauta do dia. Juros, dólar, reformas e castração de pedófilos tomaram à frente nos debates.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino das sextas-feiras visitou o bairro Imigrante em Lajeado, a antiga “Picada Scherer”, e traz um pouco do ambiente rural na cidade mais populosa do Vale.