Folhito comemora 30 anos com inovações no setor de fertilizantes orgânicos

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Folhito comemora 30 anos com inovações no setor de fertilizantes orgânicos

Empresa tem capacidade de produção de 520 toneladas de adubo por dia e gera biometano, utilizado para abastecer a frota de veículos da indústria

Folhito comemora 30 anos com inovações no setor de fertilizantes orgânicos
Sócio diretor, Rodolfo Lanius e o diretor, Fernando Lanius (foto: Pedro Rodrigues)
Estrela

A Folhito, empresa de Estrela referência no ramo de fertilizantes orgânicos, comemora 30 anos de história, marcados por constantes inovações e compromisso com a sustentabilidade. Com uma capacidade de produção de 520 toneladas de adubo por dia, a companhia não só contribui para a agricultura, mas também gera biometano, utilizado para abastecer a frota de veículos da indústria.

O diretor da empresa, Fernando Lanius, relembra que, no início, muitos consideravam o empresário e fundador da empresa, Ito Lanius, “louco” por tentar comercializar dejetos que ele recolhia dos aviários. Contudo, ele ressalta que foi a persistência  do pai que transformou a pequena iniciativa em uma empresa consolidada no mercado. Hoje, a Folhito se destaca como um exemplo de como a compostagem e a reutilização de resíduos podem gerar soluções sustentáveis tanto para a agricultura quanto para o ambiente.

A inovação da Folhito vai além da produção de fertilizantes. A empresa utiliza tecnologia avançada para transformar resíduos em biometano, um gás natural renovável. Segundo o sócio-diretor Rodolfo Lanius, o processo de purificação do biogás eleva o metano de 60% para 95%, transformando-o em biometano. Este biometano possui a mesma capacidade térmica do gás natural veicular (GNV), mas com uma pegada de carbono significativamente menor, tornando-o uma alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis.

Atualmente, a empresa emprega cerca de 60 pessoas e utiliza máquinas automatizadas para otimizar o processo de produção. A carga orgânica produzida diariamente pela Folhito é comparada à quantidade gerada por uma cidade de 300,8 mil habitantes, destacando a magnitude de sua operação e o impacto positivo que a empresa tem na transformação de resíduos em recursos valiosos.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais