O governo do Estado avalia a construção de uma estiva ao lado da “Ponte do Exército”. Conforme o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) faz o estudo. O custo estimado é de R$ 2 milhões.
A construção da ponte baixa é vista como uma medida emergencial para reduzir os congestionamentos na região, até a conclusão da ponte definitiva na ERS-130.
“A obra pode representar uma facilidade de locomoção, enquanto a ponte não fica pronta. Mesmo sendo em estrada de chão, o fluxo aumenta, porque a estiva organiza o trânsito em mão única, alternando o sentido”, explicou o secretário.
Costella também destacou que o governo avalia as fontes de financiamento para a obra, podendo utilizar recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) ou do Tesouro Estadual.
Segundo o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, com a baixa do rio a obra “não é difícil de fazer.” Ele anunciou que está em andamento um projeto para pavimentar um trecho de 500 metros até a Ponte do Exército. A obra de pavimentação envolve a desapropriação de terras nas proximidades e o projeto já foi encaminhado para a câmara de vereadores.