Perto de encerrar seu mandato como prefeito, Elmar Schneider foi o convidado da última reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis). O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 13, no Estrela Palace Hotel, e reuniu empresários, líderes de entidades, servidores, vereadores e amigos.
Na ocasião, Schneider fez uma prestação de contas dos quatro anos como gestor municipal. Enumerou feitos em áreas diversas, como educação, saúde, desenvolvimento econômico, e também ressaltou projetos e obras que ficam para serem executados na próxima gestão.
Durante a palestra, relembrou também as dificuldades enfrentadas no período, como a pandemia de covid-19 e as enchentes históricas de setembro de 2023 e maio deste ano, além do vendaval ocorrido no início de 2024, que causou diversos prejuízos na cidade e gerou embates com a RGE.
“Chegamos a ter 75% do município tomado pelas águas. Mas nossa comunidade reagiu”, afirmou o prefeito. Entre alguns números apresentados, destaque para a melhora na empregabilidade, saindo de um saldo negativo de 48 em 2021 para 1,5 mil novos empregos formais gerados até outubro deste ano. Também exaltou a alta de 72% no orçamento municipal, que passou de R$ 128 milhões para R$ 218 milhões em quatro anos.
Novos associados
Antes da palestra com o prefeito, o diretor da Cacis, Paulo Finck, fez um balanço da atuação da entidade ao longo de 2024. Na ocasião, relembrou os eventos promovidos, os convidados que estiveram nas atividades e também apresentou as novas empresas associadas.
Hoje, são mais de 340 empreendimentos associados à Cacis, conforme ele. “A qualidade que nós temos nas nossas atividades se dá pela participação de todos vocês”, pontuou.