O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) se posiciona sobre a Operação Rêmora que investiga processos licitatórios de aquisição das telas interativas no Estado do RS. O consórcio é citado no suposto caso de corrupção. Operação da Polícia Federal na manhã de quinta-feira cumpriu 11 mandados de busca e apreensão na casa e locais de trabalho dos suspeitos.
Conforme o documento, o processo licitatório das telas interativas foi aberto diante da necessidade apresentada pelos prefeitos dos mais variados municípios do Vale do Taquari. “A decisão foi tomada com o intuito de auxiliar os municípios nos processos estratégicos de modernização e atualização das salas de aula para que os alunos da rede pública municipal pudessem ter acesso à tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje.”
LEIA TAMBÉM: Estado emite nota oficial sobre investigação a secretário
Confira nota na íntegra
NOTA OFICIAL
Pela presente NOTA OFICIAL, o CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO TAQUARI – CONSISA informa que na manhã de 12 de dezembro, recebeu os agentes da Polícia Federal para cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação Rêmora, que investiga processos licitatórios de aquisição das telas interativas no Estado do RS.
Primeiramente cumpre destacar que os consórcios públicos são fundamentais para aprimorar a governança e impulsionar o desenvolvimento dos municípios e da região como um todo. Atualmente fazem parte do Consisa 40 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 356.705 mil habitantes.
O CONSISA tem a missão principal de executar políticas públicas potencializando recursos e serviços à população principalmente do Vale do Taquari. Desde sua instalação prima pela gestão pública de qualidade firmada na ética e responsabilidade na utilização de recursos públicos.
Atualmente desenvolve atividades junto ao Centro Oftalmológico de Encantado – atendimento regional, sendo referência à oftalmologia em média complexidade; Departamento de Inspeção Sanitária do Consisa – em novembro de 2023, o CONSISA foi oficialmente reconhecido como equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal; faz licitações compartilhadas em diversas áreas; operacionaliza o Programa de Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, através de cinco unidades de atendimento básico e uma de atendimento avançado, bem como o Serviço de Assistência Especializada – SAE à 30ª região de saúde da 16ª CRS e o Programa Traumatologia através do Hospital de Estrela e do Hospital de Encantado; disponibiliza a prestação de serviços credenciados nas áreas da saúde, meio ambiente, engenharia, horas máquinas, serviços veterinários de inspeção e atendimentos a pequenos animais, coleta de resíduos verdes e volumosos, roçada e varrição.
O processo licitatório das telas interativas foi aberto diante da necessidade apresentada pelos prefeitos dos mais variados municípios do Vale do Taquari. Tal decisão foi tomada com o intuito de auxiliar os municípios nos processos estratégicos de modernização e atualização das salas de aula para que os alunos da rede pública municipal pudessem ter acesso à tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje. A qualificação do ensino através do investimento público vem qualificando o processo de ensino-aprendizagem preparando os jovens para o mercado de trabalho numa sociedade altamente tecnológica. Tanto esse como todos os processos licitatórios do Consisa e dos municípios consorciados são auditados em tempo real pelos órgãos de controle do Estado.
Primamos pela qualidade e excelência de nossos serviços e estamos sempre colaborando e prestando todas as informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização, controle e apuração, uma vez que o trabalho do Consisa sempre foi pautado pela ética, responsabilidade, probidade e transparência na gestão dos recursos públicos envolvidos.
MARCOS JOSE SCORSATTO
PRESIDENTE DO CONSISA
PREFEITO DE ITAPUCA, RS