O GreenMetric World University Ranking 2024 foi divulgado na quinta-feira, 12, durante o evento International Announcement of UI Green Metric World University Rankings Results, na Universidade de São Paulo – USP, e certificou a Universidade do Vale do Taquari – Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo quarto ano consecutivo. O ranking é realizado pela Universidade da Indonésia (UI) e aponta as instituições ao redor do mundo que articulam ações em conjunto com a comunidade para reduzir sua pegada de carbono e combater a mudança climática global.
O GreenMetric considera 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa. Nesta edição, a Univates atingiu 7.910 pontos, em uma escala até 10 mil pontos, e alcançou o 221º lugar no ranking mundial – assim, a Univates aparece entre as instituições do Gold Cluster, aquelas melhor colocadas no ranking internacional.
No ano passado, a Instituição havia ficado em 204º lugar, com 7.800 pontos. Em relação às instituições brasileiras, subiu uma posição e agora ocupa o sétimo lugar entre as avaliadas. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa a posição de campeã brasileira neste ranking. Ao todo, participaram 1.477 universidades, de 95 países, sendo 47 brasileiras. Na edição de 2023, houve a participação de 1.183 Instituições – o que, na comparação com os dados de 2024, representa um acréscimo de 294 novas organizações no ranking (ou aumento de 24,84%).
Na região Sul, são 12 universidades participantes em 2024, sendo seis gaúchas, duas de Santa Catarina e quatro do Paraná. A partir da avaliação dos critérios estabelecidos pela UI, a Univates conquistou a primeira colocação no Sul do Brasil. A holandesa Wageningen University & Research segue na liderança do ranking mundial.
De acordo com Gustavo Schäfer, engenheiro ambiental da Univates, a participação no ranking é essencial para a avaliação das iniciativas da Instituição voltadas à sustentabilidade no campus. Ele enfatiza que os principais objetivos dessa participação são contribuir para os debates acadêmicos sobre práticas sustentáveis, transformar os campus universitários em espaços mais sustentáveis, promover uma mudança social liderada pela universidade em alinhamento com os objetivos de sustentabilidade e, fundamentalmente, atuar como uma ferramenta de autoavaliação das práticas sustentáveis nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo.
“É com imensa alegria e orgulho que recebemos, pelo quarto ano consecutivo, o título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil, conforme o GreenMetric World University Ranking 2024, uma conquista que reflete nosso comprometimento com a sustentabilidade e nossa responsabilidade em liderar, junto à comunidade acadêmica, ações que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade”, destaca a reitora da Univates, professora Evania Schneider. “Agradeço a todos que, com dedicação e engajamento, contribuem para que a Univates seja referência nacional e internacional. Continuaremos avançando juntos, inovando e liderando o caminho para um mundo mais sustentável”.
Considerando que o número de universidades participantes no ranking segue aumentando anualmente, estar avançando posições e melhorando a pontuação demonstra que estamos no caminho certo. O empenho de diversas áreas da IES é fundamental para a evolução a cada novo ranking – Gustavo Schäfer, engenheiro ambiental da Univates.