Tecnovates expande atuação  e prepara hub de saúde

INOVAÇÃO

Tecnovates expande atuação e prepara hub de saúde

Parque Científico e Tecnológico vai inaugurar espaço voltado a startups do setor em março de 2025. Espaço ficará junto ao prédio 16 da Univates. Cerimônia na última semana marcou aniversário de dez anos

Tecnovates expande atuação  e prepara hub de saúde
Estrutura do Tecnovates foi inaugurada em 2014, nos fundos da universidade. (Foto: Antônio Marchi/Tecnovates)
Lajeado

Com a primeira década de atuação concluída, ao completar 10 anos de existência em 2024, o Parque Tecnológico e Científico do Vale do Taquari (Tecnovates) agora volta suas atenções para inovações em uma área em específico. Com os movimentos da Univates em direção a parcerias na saúde, a unidade tende a seguir pelo mesmo caminho.

Um dos principais projetos para 2025, em fase de finalização, é a consolidação de um hub de saúde. Trata-se de uma grande aposta do Tecnovates, segundo a gerente administrativa, Cristiani Reimers. A expectativa é de que o espaço seja inaugurado em março, com capacidade para abrigar até 50 startups do ramo.

“Até então, nós atuávamos muito na área de ambiente e alimentos. Agora vamos entrar bastante forte na área de saúde, até em função de termos instalado o curso de medicina, além da Univates ter assumido a gestão de unidades de saúde em Lajeado e outras cidades. Vimos que é um caminho sem volta e que valeria a pena investir nessa área”, destaca.

Conforme Cristiani, foram captados R$ 14 milhões pelo Tecnovates para a criação do hub, via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Temos um norte para trabalhar com isso nos próximos cinco anos, com a instalação dessas startups na área de saúde e tecnologias. Vamos englobar também o pessoal das engenharias”, pontua Cristiani.

Homenagem dos 10 anos reuniu autoridades ligadas à Univates e idealizadores do espaço

Espaço na Univates

O hub vai funcionar junto ao prédio 16 da Univates, unidade já conhecida por abrigar cursos da área da saúde. No local, será instalado um hospital de simulação médica, algo, segundo Cristiani, pouco comum no RS. “Vamos ter equipamentos de última geração instalados, nesses espaços que vão ficar no quarto e quinto andares do prédio”.

A opção pelo prédio 16 se dá porque a estrutura atual do Tecnovates, localizada nos fundos da instituição – com acesso pela rua Bento Rosa –, não comporta o espaço necessário para viabilização do hub. “Esse projeto certamente vai nos colocar em um outro patamar de inovação em saúde, com espaço de capacitação de alto nível para os profissionais”, projeta.

Aproximação

O Tecnovates chega no fim de 2024 com 135 empresas parceiras, entre associadas, graduadas, residentes e startups em pré-incubação ou incubação. A ideia é, segundo Cristiani, fortalecer ainda mais o vínculo com estes negócios, e buscar mais aproximação da pesquisa acadêmica com as áreas de pesquisa de produtos.

“Hoje temos várias empresas da região que fazem aqui seus treinamentos. São ambientes colaborativos, que promovem o networking entre quem já está consolidado com as empresas iniciantes, sejam elas incubadas ou pré-incubadas. Isso promove possibilidades de interação bastante fortes”.

Embora o Tecnovates tenha apenas dez anos de atuação, os movimentos da Univates em prol da inovação começaram bem antes. No início dos anos 2000, foi criada incubadora tecnológica da instituição (Inovates), uma precursora do parque tecnológico e que permanece em atuação.

Evento comemorativo

As comemorações dos 10 anos do espaço ocorreram em evento na última sexta-feira, 6. A cerimônia reuniu autoridades ligadas à Univates, bem como pessoas que desempenharam papel fundamental na criação e consolidação do parque. Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e ex-diretora do Tecnovates, Simone Stülp também participou do evento.

Como parte da celebração, foram entregues certificados de reconhecimento a figuras que contribuíram significativamente para o crescimento do Tecnovates e da região. Além disso, um vídeo comemorativo foi exibido para relembrar a trajetória do parque e sua contribuição para a inovação no Vale.

NÚMEROS DO TECNOVATES

  • 28 Startups em pré-incubação e incubação
  • 28 Empresas residentes
  • 23 Empresas graduadas ativas
  • 56 Empresas associadas
  • 135 Total de empresas

Acompanhe
nossas
redes sociais