A RGE iniciou nesta semana a construção de uma nova subestação em Imigrante. Com investimento total de R$ 33,7 milhões, a obra vai beneficiar de forma direta cerca de 10 mil moradores dos municípios de Imigrante, Colinas, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul e Roca Sales.
A nova subestação terá capacidade instalada de 18,75 MVA, o que dará mais robustez para atender o crescimento das cargas já existentes e gerará mais capacidade de atendimento para ampliação de novas cargas. A subestação ficará localizada no final da Av. Ito João Snel, imediações da antiga Cooperativa Languiru.
Entre 2024 e 2028, a RGE planeja fazer o maior investimento da história para um ciclo de cinco anos, um total de R$ 9,3 bilhões. O diretor-executivo da distribuidora, Ricardo Dalan, afirma que boa parte desses investimentos será destinada à construção de 24 novas subestações, sendo uma delas a de Imigrante. “Esses recursos estão sendo aplicados em obras de grande porte e aplicação de avançadas tecnologias na rede, sempre visando tornar o nosso sistema cada vez mais robusto para atender o cliente com qualidade, segurança e confiabilidade”.
No final do mês de novembro a engenheira Paula Colombo e a Técnica em Segurança do Trabalho Ângela Cardoso Machado, da Caramuru Construções, empresa responsável pela construção da subestação, fizeram uma visita ao prefeito Germano Stevens para falar sobre as questões técnicas e operacionais da obra que já iniciou.
Stevens destaca que a construção da subestação da RGE era um sonho antigo e que já fora postergado por diversas vezes. “Mas, pela necessidade de melhoria no setor energético que precisamos no nosso município, principalmente pelas grandes empresas que desenvolvem o nosso município, buscamos incansavelmente o início dessa obra”.
O prefeito também destaca o apoio do diretor da metalúrgica Hassmann, Carlos Hassmann, que se uniu às diversas reivindicações para agilizar o processo de construção. “Graças ao envolvimento de todos, podemos comemorar mais uma conquista para o nosso município”, cita.