Final de ano e os desafios emocionais

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Final de ano e os desafios emocionais

O final de ano é uma época, para muitos, de celebração, confraternização e encontros com quem se ama. Porém, para outros, essa época traz sentimentos de angústia, melancolia ou até mesmo aversão. O cansaço acumulado de um ano puxado, a ausência de entes queridos que já partiram, ou mesmo a dificuldade de atender às expectativas materiais e emocionais das festas, acabam sobrecarregando ainda mais as pessoas.

Enquanto alguns encontram alegria no espírito natalino, outros enfrentam desafios pessoais ou simplesmente não se identificam com o clima bucólico e reflexivo dessa época. Essa carga emocional exige resiliência. É preciso compreender que, mais do que seguir padrões ou tradições, o importante é respeitar seus próprios limites e o momento de vida de cada um. Para quem gosta desse período, como eu, é uma oportunidade de se reconectar com pessoas queridas. Já para quem enfrenta dificuldades, que esse seja um tempo de autocompaixão e compreensão.

Natal de Esperança

Após enfrentar uma das enchentes mais devastadoras de sua história, Cruzeiro do Sul prepara um evento especial para resgatar a alegria e renovar a esperança da comunidade. O “Natal de Esperança”, organizado pelo Rotary Club de Cruzeiro do Sul, acontece no dia 14 de dezembro, às 14h, na Praça Centro. A iniciativa busca oferecer momentos de alegria e união para a população de Cruzeiro do Sul, que, apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, mantém a força e a solidariedade como pilares para reconstruir a cidade.

Revelação de secretários

Durante um simulado de evacuação de áreas de risco organizado pela Defesa Civil, o prefeito eleito em Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, o Dingola (talvez sem querer) acabou divulgando os nomes de dois futuros secretários. Ele confirmou Gilmar Gregory, o Piva, na Secretaria de Assistência Social e na Secretaria de Obras, João Paulo Santos, o popular Picho.

Quer a presidência

Júlio Cesar Scheeren, o popular Julinho (PL), o vereador mais votado nas eleições em Cruzeiro do Sul, com 419 votos, se coloca como forte candidato à presidência da Câmara de vereadores. Contudo, a conquista do cargo depende de negociações com outros partidos. Nos bastidores cogita-se que a presidência fique com o PP, com os nomes de André Schmitt e Isidoro Weschenfelder. Ambos teriam apoio de vereadores do PT e MDB.

Aquicultura

Bom Retiro do Sul terá a 1ª AQUIBOM – Feira Estadual de Aquicultura, em 2025. O evento contará com exposição de produtos e serviços, palestras, experiências de campo, atrações culturais e um jantar especial com pratos à base de peixe. A feira busca fortalecer o setor no estado e é organizada em parceria com diversas entidades, como Emater/RS e governo do RS. O lançamento será na semana que vem.

Dificuldade de secretariado

Um prefeito eleito da região convidou cinco empresários/empreendedores para assumirem a pasta de Desenvolvimento Econômico. Nenhum aceitou. A principal justificativa para as negativas tem sido os baixos salários oferecidos aos secretários, aliados à pressão política e à complexidade do cargo.

Acompanhe
nossas
redes sociais