Na tarde dessa terça-feira, 10, aproximadamente 60 pessoas participaram do Dia de Campo realizado na propriedade da família Degasperi, na localidade de Tamanduá, em Marques de Souza.
Promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, o evento contou com o apoio da Cooperativa Sicredi e da Prefeitura Municipal. A atividade foi organizada em estações de trabalho, abordando temas como manejo do solo, adubação do milho, controle da cigarrinha e gestão rural.
A família Degasperi é referência em bovinocultura leiteira, destacando-se pela produção de 28 litros de leite por vaca, com um rebanho de 32 vacas em lactação. A evolução da propriedade é resultado de investimentos consistentes em melhoramento genético, manejo nutricional, e infraestrutura, como o free stahl, que trouxe ganhos em higiene e organização.
“Do final dos anos 90 para cá, passamos a profissionalizar mais o trabalho”, comenta Gabriela Degasperi, filha de Juarez. Entre as melhorias, Gabriela destacou o aumento da área plantada de milho, atualmente em 20 hectares, garantindo alimento suficiente para o rebanho, que recebe três tratos diários. “Tudo fica mais fácil com as vacas no galpão”, acrescenta.
Estações técnicas
Na estação de manejo do solo e adubação, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Diovane Cardoso, enfatizou a importância da análise de solo e da utilização de coberturas vegetais para manter o sistema radicular das plantas saudável. Essas práticas reduzem o estresse hídrico e maximizam a absorção de nutrientes.
Na estação sobre controle da cigarrinha, Alano Tonin abordou o monitoramento da praga e estratégias para reduzir os prejuízos causados, incluindo eliminação de plantas voluntárias, escolha de híbridos mais tolerantes, antecipação da semeadura e tratamento de sementes. Ele destacou a importância de decisões baseadas no monitoramento para a aplicação de inseticidas químicos ou biológicos.
Gestão rural
A última estação foi dedicada à gestão da propriedade rural. Os produtores foram orientados sobre a utilização de planilhas para registrar informações detalhadas sobre o rebanho, permitindo um acompanhamento mais eficiente e estratégico da produção.
Presenças
O evento contou com a presença de agricultores, técnicos e autoridades, entre elas o prefeito Fábio Mertz, o vice-prefeito Lairton Heineck, o Secretário de Agricultura Diego Bazzo, o supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, o extensionista Martin Schmachtenberg, vereadores Amenófis Stacke e Rubens Heineck, o técnico agrícola Michel Battisti e integrantes da cooperativa Dália Alimentos, na qual o produtor é associado.