O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, em balanço dos quatro anos de gestão, destaca importantes avanços para o município. Durante o período, diversas obras e projetos significativos foram implementados, refletindo o compromisso da administração com o desenvolvimento urbano e social da cidade.
Entre os principais feitos, destacam-se a construção do Memorial e do Centro Cultural Celso Bronstrup, além de melhorias estruturais, como a pavimentação de vias e a construção de novas unidades educacionais e de saúde. Schneider ressalta ainda que o Plano Diretor, que não era atualizado há 20 anos, está sendo revisado com o apoio da Univates.
Entre os marcos da gestão, destaca-se a entrega do ginásio de esportes no bairro Boa União, a construção do trevo de acesso à Languiru e a aprovação de um túnel pela CCR, que vai conectar o Bairro Imigrante ao Pinheiros. Outros projetos importantes incluem a licitação da rótula do bairro União, uma demanda histórica da comunidade, e a ordem de serviço para a construção de uma quadra coberta no loteamento popular, marcada para a próxima sexta-feira.
Além disso, a pavimentação da Rua Padre Junges e o início de obras em áreas para construção de 40 casas no bairro União para famílias afetadas por desastres também foram destacadas. A construção de uma nova creche com 188 vagas e 100 apartamentos no Novo Morada, além de escolas e unidades de saúde, foram outros avanços mencionados.
Saúde e Educação
A gestão de Schneider também se preocupou em ampliar a rede de saúde e educação. A instalação de novos postos de saúde, como no Novo Morada, Pinheiros e Auxiliadora, e a criação de um serviço de hemodiálise, que evita o deslocamento dos moradores para outros municípios, foram medidas importantes para melhorar a qualidade de vida da população.
Na educação, o prefeito destaca o empenho de recursos para a construção de oito creches e três escolas, com destaque para unidades em áreas estratégicas como Arroio do Ouro e Chacrinha. A Escola Leo Joas, localizada no bairro das Indústrias, será licitada em janeiro com recursos próprios do município.
Estrela também avançou no campo do desenvolvimento econômico. O município aprovou 30 novos loteamentos e deu início a um novo distrito industrial na BR-386, que promete atrair mais empresas para a região e gerar empregos. Schneider ainda comemora o crescimento no mercado de trabalho, com um aumento significativo no número de empregos formais, passando de -48 para 1.567 vagas.
Além disso, o município tem R$ 17 milhões aprovados com o governo federal para investir em infraestrutura e novos projetos, como a criação de um parque linear em áreas afetadas por alagamentos e a construção de mais moradias para famílias atingidas por tragédias.
Transição e Projetos Futuros
Sobre a transição para o novo governo, Schneider garante que a equipe da prefeitura está à disposição para garantir uma passagem tranquila e com recursos em caixa. “Vamos entregar a prefeitura com recursos empenhados, como para escolas e casas, e tenho certeza que o futuro governo terá tudo para fazer um grande trabalho”, afirma.
Ele também destaca proposta de redução de 40% nos cargos comissionados, que está em tramitação na Câmara de Vereadores. Schneider defende que a comunidade deve se manifestar sobre a questão, já que a prefeita eleita comprometeu-se a fazer essa alteração durante campanha eleitoral.
Olhar para o Futuro
Em relação ao seu futuro político, Schneider afirma que sua decisão será pautada pelo Vale do Taquari, ressaltando que a região carece de representação no cenário estadual e federal. “O Vale está órfão de uma voz ativa e estou à disposição para contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, conclui.
Schneider finaliza destacando a importância das parcerias firmadas durante sua gestão, como a municipalização da E-log e a atração de empresas, como a Nutritec, para o Porto de Estrela, que gerou recursos sem a necessidade de aporte público.
Com um olhar voltado para o futuro, o prefeito afirma que Estrela está em um grande momento de crescimento, e que as obras e projetos em andamento são fundamentais para garantir a qualidade de vida e o progresso contínuo da cidade.
Acompanhe a entrevista na íntegra