Tecnovates celebra 10 anos no Vale do Taquari

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Tecnovates celebra 10 anos no Vale do Taquari

Atualmente o Parque Científico e Tecnológico possui 135 empresas parceiras

Tecnovates celebra 10 anos no Vale do Taquari
O evento foi encerrado com uma confraternização ao som de música ao vivo, acompanhada de um coquetel - Crédito: Pietra Darde - Univates
Vale do Taquari

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade do Vale do Taquari – Univates comemorou na última semana seus 10 anos de existência em um evento simbólico. A cerimônia reuniu representantes de empresas parceiras, autoridades e pessoas que desempenharam papel fundamental na criação e consolidação do Tecnovates.

O evento contou com a presença de Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; do professor Doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates; Cristiani Reimers, gerente administrativa do Tecnovates; Cíntia Agostini, gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates; Ney José Lazzari, presidente da Fundação Univates; além de funcionários do Parque, empresários parceiros e outros convidados.

Durante sua fala, Cristiani Reimers destacou o impacto do Tecnovates na comunidade ao longo da última década e reforçou o propósito do Parque como um elo entre academia, pesquisa e mercado.

“Hoje, ao comemorarmos este marco, podemos afirmar com orgulho que o Tecnovates cumpriu e continua cumprindo sua missão de impulsionar a inovação e fomentar o desenvolvimento de startups e tecnologias que transformam a realidade de muitas pessoas e empresas. Este ambiente, repleto de desafios, nos motiva a buscar novos modelos de negócios, fortalecer a comunidade e transformar sonhos em realidade”, afirmou Cristiani.

 

Cristiani Reimers, gerente administrativa do Tecnovates – Crédito: Pietra Darde – Univates

 

O professor doutor Carlos Cyrne relembrou que o Tecnovates é fruto de um trabalho iniciado no início dos anos 2000 com a criação da Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates e celebrou os resultados alcançados ao longo dos 10 anos de existência do Parque.

“Passados esses 10 anos, podemos nos orgulhar. O Tecnovates gerou e continuará gerando inovação, cumprindo nossa missão enquanto universidade de gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico em prol da qualidade de vida das pessoas do Vale do Taquari. O Parque consolidou-se como um espaço único, que promove encontros entre a universidade, pesquisadores e empreendedores, fortalecendo a competitividade das organizações locais e contribuindo para a sustentabilidade socioeconômica da região”, destacou Cyrne.

Carlos Cândido da Silva Cyrne, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates – Crédito: Pietra Darde – Univates

A secretária Simone Stülp também compartilhou memórias de sua trajetória vinculada ao Tecnovates.

“Lembro da primeira missão internacional da qual participei enquanto docente na Espanha para conhecer ambientes de inovação. Na época nos perguntávamos se um dia teríamos algo semelhante aqui. A nossa força e perseverança fez com que a gente chegasse exatamente no momento de hoje, com maturidade do nosso ecossistema de inovação. Tenho certeza de que o que é feito na região e no Tecnovates contribui de forma clara e simples para o desenvolvimento do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul”, afirmou Simone, que atuou como pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, diretora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates.

Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Crédito: Pietra Darde – Univates

Como parte da celebração, foram entregues certificados de reconhecimento a figuras que contribuíram significativamente para o crescimento do Tecnovates e da região. Entre os homenageados estavam Cíntia Agostini, ex-diretora administrativa do Parque; Simone Stülp; e Eloni José Salvi, primeiro diretor administrativo do Tecnovates. Além disso, um vídeo comemorativo foi exibido para relembrar a trajetória do Parque e sua contribuição para a inovação na região. Clique aqui para assistir <https://www.youtube.com/watch?v=VeMyMfKdBmE>.

O evento foi encerrado com uma confraternização ao som de música ao vivo, acompanhada de um coquetel.

Atualmente o Tecnovates abriga 28 startups em pré-incubação e incubação, 28 empresas residentes, 23 empresas graduadas ativas e 56 empresas associadas, totalizando 135 empresas parceiras.

O evento foi encerrado com uma confraternização ao som de música ao vivo, acompanhada de um coquetel – Crédito: Pietra Darde – Univates

Como fazer parte do Tecnovates

Os interessados podem fazer parte do Tecnovates das seguintes formas:

  • novos empreendimentos podem candidatar-se para os processos de incubação na Inovates – Incubadora Tecnológica da Univates;
  • empresas interessadas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços podem entrar em contato pelo e-mail tecnovates@univates.br;

Acompanhe
nossas
redes sociais