Sicredi Integração RS/MG implanta primeira cooperativa escolar em Itabirito

Minas Gerais

Sicredi Integração RS/MG implanta primeira cooperativa escolar em Itabirito

Projeto consiste na formação de um grupo de cerca de 30 jovens, do 6º ao 9º ano, que desenvolverão ações em benefício dos cooperados

Sicredi Integração RS/MG implanta primeira cooperativa escolar em Itabirito
Iniciativa começa com cerca de 30 alunos da Escola Manoel Salvador de Oliveira (Fotos: divulgação)

Com a missão de transformar social e economicamente as comunidades onde está inserida, a Sicredi Integração RS/MG firmou parceria com o governo de Itabirito, em Minas Gerais, e iniciou a preparação de estudantes da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira para a constituição da primeira cooperativa escolar na cidade.

O projeto consiste na formação de um grupo de cerca de 30 jovens, do 6º ao 9º ano, que desenvolverão ações em benefício dos cooperados. Nas atividades já feitas com alunos, pais e professores, eles receberam informações sobre princípios, valores, história e todo o conceito que permeia os sistemas cooperativos. A partir de agora, os participantes serão envolvidos em uma série de práticas pedagógicas, através das quais vivenciarão rotinas e condutas de um modelo sustentável de negócio.

Ao longo dos próximos meses serão realizados encontros semanais na própria escola, no contraturno da aula. O trabalho vai envolver desde aspectos básicos, como a marca e estatuto até a definição do objeto de aprendizado e ações efetivas junto à comunidade escolar. “Através desta iniciativa, mostramos na prática à comunidade itabiritense que no Sicredi, verdadeiramente, podem ter com quem contar, sendo muito mais que uma instituição financeira, uma organização cooperativa que se preocupa com a comunidade e com as futuras gerações”, destaca o gerente da agência, Jader Tibaes.

Ele valoriza conceitos que serão desenvolvidos, como liderança, planejamento, contato com dinheiro e a responsabilidade da educação financeira. “É uma oportunidade excepcional de levar aos jovens da Escola Manoel Salvador de Oliveira um modelo de organização que trará benefícios e importantes valores que vão acompanhar os envolvidos em sua trajetória profissional futura”.

Acompanhe
nossas
redes sociais