O profissional de educação física, Miguel Lucian na participação desta semana, alerta para os perigos do sedentarismo, destacando que, embora não seja uma doença, trata-se de um comportamento que pode trazer sérios desafios para a saúde, tanto coletiva quanto individual, a longo prazo.
O principal obstáculo que muitos enfrentam quando se trata de iniciar uma rotina de exercícios, segundo Lucian, é o tempo. “O tempo é o grande empecilho de muitas pessoas. Talvez seja questão de prioridades ou de gestão do tempo de cada indivíduo”, explica.
Para ele, o “vamo.movimento”, um programa de atividades físicas já em funcionamento, surge justamente para atacar objeções comuns, como a alegação de falta de tempo. “Quem utiliza essa desculpa de não ter tempo, qual ferramenta você usa para gerenciar o seu tempo?”, questiona. Como solução, ele sugere o uso da agenda, seja física ou digital, para planejar e visualizar a rotina diária, identificando brechas para a prática de atividades físicas.
Lucian também enfatiza que qualquer atividade, seja uma caminhada, uma corrida ou outro exercício, é valiosa. “Seja o que for, a atividade física é importante. E lembre-se: somos livres para tomar nossas escolhas, mas somos prisioneiros das consequências delas. Se queremos estar bem daqui a 20 ou 30 anos, precisamos começar a pensar nisso hoje”, reflete o profissional.
Por fim, ele sugere que a contratação de um personal trainer pode ser uma boa opção para quem precisa de apoio e motivação para começar.
Acompanhe a entrevista na íntegra