A Prefeitura de Lajeado aderiu em novembro, durante a Expovale, ao programa Tudo Fácil Empresas, do Governo do Estado, que visa facilitar, aos empreendedores, a abertura de empresas. O programa permite abrir uma empresa em até 10 minutos. Lajeado foi a 47ª cidade gaúcha a aderir ao programa.
A iniciativa é da Central do Empreendedor, setor integrante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) do município, e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). A plataforma integra e automatiza todas as etapas necessárias para se fazer a abertura de uma empresa, seja ela do tipo limitada ou individual, para atividades de baixo risco, de uma forma automática e gratuita, e que permitirá ao empreendedor ter o CNPJ em até 10 minutos.
O secretário da Sedetag, André Bücker destaca o uso da inovação para auxiliar e facilitar a vida de empreendedores do município.
“Esta plataforma é mais uma evolução quando se trata de facilitar o modo de registrar empresas em nosso município. É mais uma etapa no processo de simplificar a vida do empreendedor e tornar a nossa cidade mais atrativa para empresas e negócios. Trabalhamos por meses na integração dos sistemas e agora essa ferramenta está disponível para quem deseja empreender”, avalia o secretário titular da Sedetag, André Bücker.
O processo de registro das empresas será feito no portal do Tudo Fácil Empresas (clique aqui), onde o empreendedor será direcionado aos passos necessários.
Sobre o Tudo Fácil Empresas
O interessado em abrir uma empresa deve acessar o site da Junta Comercial do RS, clicar na aba Tudo Fácil Empresas e seguir o passo a passo do site. Conforme a responsável pela Central do Empreendedor e da Junta Comercial de Lajeado, Cristiane Schneiders, a orientação é que o interessado sempre faça o procedimento junto com o contador responsável pelo seu CNPJ.
O canal permite a abertura de qualquer empresa classificada como “empresário individual” ou “sociedade limitada”, de qualquer porte e em qualquer município brasileiro. O processo é 100% gratuito. Assim que finalizado o processo, a empresa estará registrada com CNPJ, inscrição estadual e municipal, licenciamento ou dispensa de licenciamento.
O canal permite a abertura de empresas de atividades isentas ou de baixo risco, sendo classificada como “empresário individual” ou “sociedade limitada”.
Empresa em 10 minutos
A contadora Nicole Schneider foi a primeira a utilizar o sistema junto à Junta Comercial de Lajeado e abrir uma empresa para seus clientes em apenas 10 minutos. O início do processo foi às 13h47 e a finalização foi 13h56, já com a empresa validada no sistema. A contadora avaliou o processo como positivo e um facilitador para futuros empreendedores.
Pergunta – Acreditas que o processo de abertura funcionou de acordo com o prometido e, agora, se torna um facilitador para futuros empreendedores?
Nicole Schneider – Sim, o sistema funcionou e vem como uma ferramenta facilitadora para os futuros empreendedores. O processo otimiza o tempo em função da análise da Junta Comercial ser instantânea e os alvarás por parte da prefeitura. Para mim, os principais benefícios são a otimização do tempo e a desburocratização.
Pergunta – Como avalias o programa? Um incentivo para o empreendedorismo local e para o crescimento econômico da cidade?
Nicole – É uma ótima ferramenta! Vem ao encontro da necessidade do empreendedor de otimizar tempo para a abertura efetiva da empresa e já iniciar o faturamento. Com isso, a empresa e a cidade só tendem a crescer. Por meio do giro mais rápido da economia e geração de empregos, todos ganham.