O grupo de caiaqueiros Mano da Pesca, que promove passeios e ações por toda a região do Vale, participou de um importante treinamento promovido pelo Corpo de Bombeiros. A capacitação ocorreu no quartel da corporação, em Lajeado, e teve como objetivo fornecer conhecimentos aos voluntários, que também poderão atuar em situações de emergência.
Durante a atividade, os participantes receberam uma palestra seguida de treinamento prático sobre primeiros socorros. O foco foi em técnicas de atendimento de emergência, incluindo como manter os sinais vitais em locais de difícil acesso.
Entre os tópicos abordados estavam o uso de meios de fortuna, a reanimação cardiopulmonar (RCP) e as manobras de Heimlich, que podem ser vitais em caso de engasgamento.
De acordo com um dos líderes do grupo, João Paulo Aires, o treinamento foi uma oportunidade única. “É conhecimento que pode salvar vidas”. Ele enfatizou que, agora, os caiaqueiros estarão mais preparados e seguros durante os passeios e encontros feitos pela equipe.
Uma segunda etapa do treinamento está prevista para março de 2025.