As dificuldades no trânsito da BR-386, entre Lajeado e Estrela, seguem pelo menos até março de 2025. A projeção é da CCR ViaSul em resposta ao pedido para destinar aos veículos leves uma das faixas atualmente interditadas no sentido capital-interior. A sugestão visa diminuir o tempo de espera na fila foi descartada por engenheiros da concessionária, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora.
De acordo com Gabriel Cunha, coordenador de engenharia da CCR Via Sul, o trabalho atual consiste no reforço estrutural, estágio considerado o mais crítico. O ponto mais importante é a recuperação desta fundação, que foi danificada. “São tubulões de concreto antigos, que sofreram avarias. Estamos fazendo estacas novas. Serão seis estacas raízes que depois vão receber uma camisa metálica de 1,6m desde o leito do rio até a superfície”, especifica.
Conforme o gerente de operações da concessionária, Paulo Linck, foram testadas várias alternativas para aumentar a fluidez no trânsito próximo da ligação entre Lajeado e Estrela. Entretanto a necessidade de intervenções na infraestrutura da ponte limita a utilização apenas para pedestres e ciclistas. “Até que não se tenha nível de segurança adequado a gente não consegue fazer rodagem de veículos nesta faixa”, pontua.
O trânsito é organizado com uma faixa para cada sentido além de uma pista que funciona de maneira alternada conforme a demanda de veículos. A formação de fila, por vezes, ultrapassa a fábrica de rações da Cooperativa Languiru no lado de Estrela e alcança as imediações da Fruki Bebidas na parte de Lajeado.
A liberação de mais uma faixa foi solicitada na câmara pelo vereador e engenheiro, Isidoro Fornari Neto (PP).
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Novo posto da PRF
O avanço das obras obrigou a saída da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do local onde funcionava a sede administrativa, próximo do acesso para o bairro Conventos. Atualmente, a equipe foi realocada para um espaço provisório e aguarda a liberação do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o início da construção do prédio definitivo, junto a sede da Cerâmica Scherer, no quilômetro 338,7. “Será preciso detonações, a PRF ficará no sentido contrário ao tradicional logo após a ponte de acesso à Forquetinha, com a estrutura erguida no sentido interior, mas com plataformas para trabalho dos dois lados”, especifica Linck.
Acesso aos bairros
Reclamação recorrente de moradores de localidades como Bom Pastor, Centenário, Olarias, Imigrante e outras comunidades lindeiras à BR-386, os acessos a partir da rodovia serão providenciados de acordo com o projeto aprovado pela ANTT. “São 15 a 17 frentes de trabalho simultâneas, mais de 500 profissionais, o maior número desde o início das obras, 90 maquinários de grande porte. Estamos avançando neste trecho com o final das detonações e desvio do fluxo para vias marginais”, detalha Cunha.
A CCR mantém a previsão de entrega total das obras na metade de 2025 para duplicação da BR-386 no trecho entre Marques de Souza a Lajeado e construção das faixas adicionais de Estrela a Lajeado
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