Lajeado forma 22 novos Guardiões Ambientais Mirins

ajudantes da natureza

Lajeado forma 22 novos Guardiões Ambientais Mirins

Projeto, que está no quarto ano, trabalha para desenvolver a consciência ambiental entre alunos do Ensino Fundamental, que têm aulas durante todo o ano sobre o tema

Lajeado forma 22 novos Guardiões Ambientais Mirins
As inscrições para a 5ª turma de Guardiões Mirins será aberta em fevereiro, em data a ser divulgada. (Créditos: Laura Mallmann)
Lajeado

A 4ª turma de Guardiões Ambientais Mirins (GAM) formou-se no sábado, 7. O evento, ocorrido no Jardim Botânico de Lajeado, contou com a presença de familiares, amigos e dos 22 novos ajudantes do meio ambiente. O projeto, que está no quarto ano, trabalha para desenvolver a consciência ambiental entre alunos do Ensino Fundamental, que têm aulas durante todo o ano sobre temas ligados ao meio ambiente.

Na cerimônia, os alunos apresentaram o último trabalho do curso: como salvar o planeta de um problema ambiental. Os temas foram diversos: como reduzir a poluição, como cuidar dos rios, como salvar as abelhas, como tratar o lixo, entre outros. Após, eles receberam o certificado de conclusão e um capelo para “confirmar” a formatura.

A bióloga do Jardim Botânico e professora no projeto GAM, Edith Ester Zago de Mello, destaca que os alunos apresentaram ao longo do curso uma grande evolução sobre o cuidado com o meio ambiente.

“É possível perceber como as percepções deles em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vão evoluindo com o passar do curso. As preocupações com o reflorestamento e a poluição são muito perceptíveis”, avalia Edith.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Condemas), Karen Beatris Fink, destacou que todos os trabalhos apresentados são preocupações do Conselho também.

“Os alunos apresentaram exatamente as pautas tratadas no conselho. Lá, debatemos soluções para esses problemas. Queremos que esses jovens sigam na luta por um meio ambiente sustentável e saudável”, destacou a presidente.

Como marco da 4ª turma, os alunos plantaram mudas de árvores durante a semana e cada uma levava plaquinha com o nome do aluno que a plantou.

Sobre o curso dos Guardiões Ambientais Mirins (GAM):

O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades de temas diversos, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia, entre outras. Os temas escolhidos estão dentro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir deste ano passam a nortear as atividades desenvolvidas.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).

As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

As inscrições para a 5ª turma de Guardiões Mirins será aberta em fevereiro, em data a ser divulgada.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais