A Assembleia Legislativa do RS finaliza nesta segunda-feira, 9, um ciclo de reuniões sobre o trabalho das concessionárias de energia elétrica após as fortes chuvas, em especial, de maio deste ano. A audiência pública ocorre na sede da Famurs, a partir das 14h30min com a participação dos integrantes da comissão especial, prefeitos, vereadores, agricultores, empresários, gestores de cooperativas e representantes da RGE, que atende o Vale do Taquari e outras regiões do estado além da direção da CEEE Equatorial.
Em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, o presidente da comissão e deputado Edivilson Brum (MDB) estabelece a comunicação como uma das principais barreiras na relação entre a população gaúcha e as fornecedoras do serviço. “Um dos apontamentos é colocar uma equipe em cada macrorregião. O atendimento presencial pode resolver vários problemas. O 0800 cai em uma central de São Paulo e eles não conhecem a nossa realidade econômica e social”, pontua.
O deputado aponta também a necessidade de antecipar investimentos previstos no cronograma para médio e longo prazo, como substituição de postes de madeira por estruturas de concreto. “Não podemos perder a capacidade de se indignar com o péssimo serviço que eles prestam”, define.
Brum recorta ainda as dificuldades dos agricultores após a catástrofe climática, quando localidades do interior ficaram um mês sem o serviço. Em fevereiro os deputados votarão relatório final da comissão. A partir do avanço no parlamento gaúcho, o relatório será encaminhado para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A audiência desta segunda-feira sucede encontros que ocorreram em Lajeado e nas cidades gaúchas de Camaquã, Rio Pardo, Jaguari, Pelotas e Bagé ao longo dos últimos três meses.
Assista a entrevista completa: