Quando me mudei para o Vale do Taquari, em 2019, fiquei curioso ao saber que havia um Jardim Botânico em Lajeado. E, ao pisar pela primeira vez no local, me surpreendi. Confesso, esperava algo bem menor. Mas bastou uma caminhada para se ter uma ideia da imensidão que temos de área preservada, numa região em plena expansão da cidade. Pelo Google Maps, isso fica ainda mais evidente. Se falta verde em outras partes – como no Centro – esse local é privilegiado. Quanto mais espaços assim, melhor para a população. E isso se estende ao Vale como um todo. Preservar é necessário.
Parceria bem-sucedida
A parceria que abordamos nesta publicação, que possibilita a ampliação do Jardim Botânico, mostra que o modelo de PPPs (parcerias público-privadas) adotado pela atual gestão tem exemplos bem-sucedidos, ainda que algumas iniciativas sejam alvo de críticas. A troca de terrenos entre município, Imojel e Certel também vai viabilizar a construção de uma nova sede à cooperativa, que hoje tem uma parcela considerável de clientes em Lajeado e municípios do entorno. Ou seja, todos saem ganhando.
Virou até bairro
A imponência do nosso Jardim Botânico sempre foi motivo de orgulho para a comunidade. Mais ainda para moradores do Moinhos d’Água. Contudo, desde abril do ano passado, o espaço de preservação ambiental ganhou “autonomia” e deu nome ao 28º bairro da cidade. Incluindo toda a área verde, é claro. Com isso, Lajeado se juntou a um seleto grupo: o de cidades com jardins botânicos e bairros com este nome. A lista tem “só” Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro, entre outros municípios.
Bola da vez
Os dados do IBGE divulgados em novembro revelaram a população local bairro a bairro. Um número oficial que não tínhamos desde 2011. E, entre os principais destaques, estão Conventos, o bairro mais populoso, e Floresta, o que mais cresceu. São antigas zonas rurais que deram lugar a uma urbanização crescente. E, somadas a bairros como Montanha, Moinhos d’Água, Jardim Botânico, São Bento e Bom Pastor, falamos de uma região com quase 25 mil habitantes, superior à maioria das cidades do Vale. É para onde caminha o crescimento urbano de Lajeado.