O Campeonato Brasileiro chega ao fim neste domingo, 8, com disputas nas duas pontas da tabela. Se a dupla Gre-Nal não tem mais grandes aspirações – o Tricolor ainda busca confirmar um lugar na Copa Sul-Americana 2025 -, outras equipes entram em campo com objetivos distintos.
Na briga pelo título, o Botafogo tem a faca e o queijo na mão para levantar a taça que não vem desde 1995. Com três pontos a mais do que o Palmeiras, precisa de apenas um empate contra um São Paulo em ritmo de férias, diante de sua torcida, no Estádio Nilton Santos.
O Glorioso, que tem 76 pontos, pode se sagrar campeão até mesmo em caso de derrota, desde que o seu concorrente não vença o Fluminense, no Allianz Parque. O Alviverde soma 73 pontos e tenta um milagre para ficar com o terceiro título consecutivo no torneio.
Quatro times na luta contra o descenso
Por pouco, o Brasileirão não entrou na última rodada com o Z-4 definido. Mas um gol do Bragantino no confronto direto diante do Athlético no fim do jogo, na quinta-feira, adiou a disputa e ainda “puxou” mais dois times para a luta contra o descenso.
Com 41 pontos e na 17ª posição, o time do interior paulista recebe o rebaixado Criciúma e precisa de uma vitória para escapar da queda. Isso porque Atlético-MG (com 44 pontos) e Athlético (com 42) se enfrentam em Belo Horizonte.
Vindo de derrota em duas finais, o Galo chega pressionado para a última rodada e, de quebra, não terá o apoio da sua torcida, pois foi punido após confusão na decisão da Copa do Brasil. Como tem apenas 10 vitórias e saldo de gols -8, ficaria atrás do Bragantino em um eventual empate em pontos.
Quem também corre sérios riscos de queda é o Fluminense. Com 43 pontos, o tricolor carioca, em caso de derrota na capital paulista, só não será rebaixado se o Bragantino tropeçar ou se o Atlético-MG vencer os paranaenses.
Última vaga em disputa
Sete dos oito representantes brasileiros na Libertadores já foram conhecidos. A última vaga tem três concorrentes. Um deles, no entanto, precisa de um verdadeiro milagre. Com 47 pontos e saldo de gols -14, o Vasco precisaria de uma goleada histórica diante do Cuiabá para pleitear a vaga.
Tudo indica, no entanto, uma disputa acirrada entre Bahia e Cruzeiro. Os baianos tem vantagem em número de pontos (50 a 49) e terão um desafio menos complicado. Encaram o rebaixado Atlético-GO, em casa, e tentam retornar à Libertadores após 36 anos.
A Raposa, que não joga o principal torneio continental desde 2019, precisa vencer o Juventude, fora de casa, e torcer por um tropeço do concorrente para ficar com a vaga. Se empatar, terá que se contentar novamente com a Copa Sul-Americana, da qual foi vice-campeão este ano.
Dois gaúchos na Sula?
A vaga na Sul-Americana, aliás, é o sonho de consumo do Juventude. Após se livrar de forma heróica do risco de queda, com duas vitórias consecutivas fora de casa, o Papo se garante no torneio continental pela primeira vez em 20 anos com uma vitória simples. Se empatar ou perder, dependerá de resultados paralelos.
O único confirmado na Sula 2025 é o Vitória. As outras cinco vagas dependerão dos resultados de domingo. O Grêmio é um dos times que ainda estão na disputa. Para se classificar, precisa vencer o Corinthians. Um empate deixa o Tricolor bem posicionado, enquanto um revés complica os planos do clube.